Como melhorar um texto e produzir conteúdo diferenciado

Texto de qualidade nunca sai de moda – é o que sempre dizemos aqui na República

***

Por LEONARDO PUJOL
07/05/2024

Não existe jeito certo de escrever um texto. Mas existe JEITO ERRADO. Evitar erros, clichês e excessos na escrita é fundamental para redatores e empresas que desejam produzir conteúdo de maneira clara, objetiva e eficiente.

Essa foi a ideia central da palestra que realizei na Gramado Summit 2024. Na apresentação que rolou no palco Share, compartilhei algumas dicas e macetes que ajudam a melhorar um texto e produzir conteúdo diferenciado. A seguir, confira alguns insights.

Dicas para melhorar um texto

Por onde começar um texto

Aqui vai uma lista de sugestões para melhorar seu texto. 

  • Você pode usar uma plataforma de inteligência artificial (IA) na produção de conteúdo. Mas use a IA como assistente para fornecer ideias e informações gerais. Jamais delegue todo o conteúdo para ela. Cabe lembrar que, em março de 2024, o Google anunciou medidas para coibir spam e conteúdo de baixa qualidade gerados por IA.
  • Leia tudo que puder sobre o assunto antes de escrever, especialmente o que foi publicado pela concorrência e o que aparece nos primeiros resultados do Google (ao pesquisar o mesmo tema). É preciso se diferenciar e ir além desses conteúdos.
  • Procure histórias reais. Elas tornam o texto mais original e genuíno.
  • Cases: prova social é sempre uma boa sacada em qualquer conteúdo, especialmente quando orientado à conversão.
  • Apresente dados de mercado para sustentar ideias, apresentar cenários ou fornecer contexto. Essas informações podem vir de pesquisas, consultorias e levantamentos.
  • Sempre que possível, use pessoas de dentro (técnicas) e de fora da sua organização. Elas podem ser fontes ou parte da revisão dos conteúdos. Isso irá humanizar e dar mais autenticidade ao conteúdo.

Escreva pensando no leitor

É isso mesmo. Não escreva pensando em palavras-chave, mas no seu leitor.

Só depois de informar, inspirar e resolver os problemas do leitor é que você faz o acerto de contas com o SEO do Google. Pode não parecer, mas essa ordem de importância vai melhorar seu texto.

A primeira frase é a mais importante 

A headline e as primeiras linhas têm o objetivo de capturar a atenção dos leitores. Se a abertura não for capaz de despertar interesse, é grande o risco de o leitor abandonar o texto. 

A mensagem pode ser importante. A história, maravilhosa! Os assuntos? Superinteressantes! Mas se forem oferecidos por meio de textos medíocres… bem, dificilmente os textos serão lidos.

Isso vale para copywriting e para jornalismo. Vale no LinkedIn e no e-mail marketing. Vale para tudo.

Simplicidade: menos é mais 

O excesso é o mal da escrita. 

Temos a tendência de inflar tudo, de modo a tentar parecer que tudo é importante. Cuide das palavras sem função. Evite frases longas, redundâncias, advérbios com o mesmo significado do verbo, gerúndio, construção em voz passiva, clichês – evite-os!

Exemplos: troque as expressões… 

  • “No momento atual” por “agora
  • “Com a possível exceção de” por “exceto” 
  • “No tocante a esta questão” por “quanto a isso
  • Com o propósito de” por “para” 
  • “Algum tempo livre” por “tempo livre” 

Permita-me mencionar outro exemplo (ruim). Leia a frase abaixo:

A educação pela web cresce diariamente ao redor do mundo, mas muitos professores continuam resistentes ao ensino on-line e torcem o nariz para lecionar em ambientes virtuais. 

Conseguiu identificar o excesso do texto? Veja os destaques abaixo:

A educação pela web cresce diariamente ao redor do mundo, mas muitos professores continuam resistentes ao ensino on-line e torcem o nariz para lecionar em ambientes virtuais

Nessa frase, “ensino on-line” e “ambientes virtuais” nada mais são do que variáveis da expressão “educação pela web”. Não precisava. Aliás, a frase poderia ter acabado em “resistentes” – e nenhuma informação relevante se perderia. Veja:

A educação pela web cresce diariamente ao redor do mundo, mas muitos professores continuam resistentes ao ensino on-line e torcem o nariz para lecionar em ambientes virtuais

Não seja prolixo, nem redundante 

Todos nós já fizemos uma pesquisa no Google, clicamos no primeiro resultado e NÃO encontramos a informação que queríamos.

O texto diz, diz, diz… e não diz nada! Em vez informar, o texto parece só enrolar. A resposta demora a chegar!

Para evitar aborrecimentos ao leitor, a dica é sempre oferecer um texto objetivo, claro, dinâmico e conciso. Respostas para perguntas no primeiro parágrafo, por favor.

Evite os clichês para melhorar seu texto

Já falei deles. Os clichês podem parecer úteis, mas banalizam a escrita e sugerem falta de reflexão do autor. Use-as apenas como exceção – quando você, conscientemente, deseja colocar o leitor na zona de conforto. 

Exemplos de clichês: 

  • jogar luz;
  • grata surpresa;
  • lutar contra um câncer;
  • requintes de crueldade;
  • o fantasma da inflação;
  • a pergunta que não quer calar;
  • ponto fora da curva; 
  • pensar fora da caixa. 

Seja criativo 

Essa dica tem mais a ver com o mensageiro do que com a mensagem.

Além de uma apuração bem feita, um texto de qualidade está muito ligado ao repertório do autor. Portanto, estude bons autores. Traga referências de outras áreas. Esteja atualizado. Ao nutrir o pensamento criativo, a chance de inovar e de trazer insights inéditos no seu texto é muito maior. 

Fluidez entre as frases 

Essa é uma das melhores dicas para melhorar um texto e produzir conteúdo diferenciado. É que muitas vezes a frase B não é uma consequência natural da frase A. O mesmo acontece em parágrafos e apostos.

Geralmente, isso acontece porque o redator está tão cheio de informação, e a conexão parece tão clara na própria mente, que ele não se dá conta de fornecer um elo adequado.

Exemplo real (e ruim): 

Medindo apenas 5 centímetros, cientistas brasileiros descobrem nova espécie de morcego.

Seriam nanocientistas? Rsrs.. Quem mede 5 centímetros? Os cientistas ou o morcego? 

Quebre os parágrafos 

Aqui eu trago um trecho do Manual da Redação do jornal Folha de S. Paulo

“Parágrafos curtos tornam o texto visualmente convidativo, oferecem uma pausa para respirar e encorajam o leitor a seguir em frente, o que é ainda mais importante nas plataformas digitais.”

Mas atenção: evite parágrafos muito curtos de forma artificial. O LinkedIn está contaminado por essa prática que NÃO ajuda na leitura. 

Conteúdo qualidade

O Google valoriza conteúdo de qualidade – com experiência, expertise, autoridade e confiabilidade, EEAT na sigla em inglês. Mas o leitor também! Isso faz ainda mais sentido na era da LLM, a pesquisa acelerada por IA

Checagem 

Ao concluir o texto, cheque a correção de nomes, locais, cargos, datas, horários, cifras, links e dados históricos. 

Revisão: em voz alta 

Cacófatos, excessos, repetições, palavras grandes, frases grandes: tudo se pesca na revisão em voz alta. As palavras difíceis de pronunciar, as frases difíceis de ler e entender (que precisa explicar demais), se o texto está cansativo, ou se tem ritmo…

Para melhorar um texto, leio em voz alta. Você ouviráos problemas. 

Senso crítico

Essa é uma das habilidades mais exigidas no mercado de trabalho atual. E um filtro importante para quem vive de escrever.

Como disse o escritor e professor William Zinsser, em seu livro Como escrever bem: “Poucas pessoas se dão conta de como escrevem mal. Ninguém nunca lhes mostrou a quantidade de excessos ou a falta de clareza que se alastram por seu estilo e quanto isso atrapalha o entendimento daquilo que elas querem dizer”.

É isso.

A República é uma casa de texto

O futuro é uma obra dos criativos, de quem sabe o valor da sua voz e domina a arte de expressá-la – de maneira clara a estratégia. Desde 2012, a República se dedica a ajudar grandes marcas nessa missão.

Produzimos conteúdos nativos com qualidade e relevância, pensados para promover uma conexão duradoura entre empresas e seus clientes. Seja para blogs, portais de notícias, newsletters, hotsites, relatórios, livros, revistas ou publicações personalizadas.

Do branded content ao brand publishing. Tudo com o seu DNA. Tudo para que sua marca alcance a visibilidade, a autoridade e a reputação que merecer ter.

Clique aqui para agendar uma conversa e dê mais qualidade ao conteúdo da sua empresa!