Google SEO: SGE (pesquisa acelerada por IA) reforça importância do conteúdo

Por RODRIGO OLIVEIRA
29/01/2024

Vale a pena publicar conteúdo no site da sua empresa? Com certeza. Mas basta apenas produzir e publicar um mundaréu de coisas na internet? Nem pensar. É preciso investir em conteúdo com SEO.

A sigla é uma referência em inglês para otimização para mecanismos de busca (search engine optimization). Trata-se do conjunto de técnicas digitais para melhorar o posicionamento orgânico de um site no Google.

Na prática, os redatores que produzirem o conteúdo do seu site já devem estruturá-lo pensando em SEO – é o que fazemos na República! Isso é indispensável para atrair tráfego qualificado e encurtar o funil de vendas. Sobretudo ao considerar a alta temporada da IA (inteligência artificial).

Impacto da IA no SEO do Google

Acredite se quiser, os resultados de pesquisa do Google começam a ficar lotados de lixo generativo. Muita gente começou a usar o ChatGPT para produzir conteúdo. E resultados que até então ofereciam links de informações relevantes, com mensagens autênticas e genuínas, começam a ser substituídos por textos rasos, genéricos, desatualizados e prolixos.

“São os resultados de pior qualidade que já vi em meus 14 anos de carreira”, Lily Ray, diretora de SEO da agência de marketing digital Amsive, disse à revista Fortune.

Não é questão de renunciar às plataformas de inteligência artificial generativa.

“A IA é uma excelente ferramenta para auxiliar o trabalho dos redatores. Mas é só isso – auxiliar. Mesmo que você peça para produzir conteúdo otimizado para SEO do Google, a IA não oferece um material final de qualidade, com a essência da sua marca e resolvendo as dores do seu cliente“, acrescenta Leonardo Pujol, editor e sócio-diretor da República – Agência de Conteúdo

Chegada da SGE (pesquisa acelerada por IA) reforça importância do conteúdo de qualidade e otimizado para SEO do Google

Chegada da SGE (pesquisa acelerada por IA) reforça importância do conteúdo de qualidade e otimizado para SEO do Google. Crédito da imagem: Freepik.

O que muda com a chegada da SGE

À medida que a inteligência artificial avança, e o comportamento do usuário muda, surge um novo tipo de melhoria: a otimização do mecanismo de resposta (AEO).

Ao contrário do SEO tradicional, que se concentra em melhorar a classificação de um site nos resultados de pesquisa, o AEO visa garantir que as informações relevantes sejam exibidas e destacadas em featured snippets (resultados que trazem a resposta na própria página de resultados), boxes de resposta ou assistentes virtuais.

Para encorpar a sopa de letrinhas, o Google anunciou a chegada da SGE (Search Generative Experience, que pode ser traduzido como Experiência Generativa de Pesquisa).

A SGE é uma pesquisa acelerada por IA. Ela permite ativar a inteligência artificial nas buscas dos usuários. A proposta é entregar respostas personalizadas e ainda mais relevantes.

De acordo com a especialista Júlia Neves, uma das principais referências em SEO no Brasil, a chegada da SGE torna o conteúdo otimizado para SEO ainda mais importante dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo. Menos anúncios serão mostrados nos resultados de pesquisa, enquanto os 3 conteúdos usados pela IA para gerar a resposta ficarão numa posição de destaque.

Ou seja: criar conteúdo vira mandatório para aparecer nos primeiros resultados. O que reforça a importância de investir em conteúdo de qualidade e otimizado para SEO do Google. 

Motivos para investir em conteúdo com SEO

Visibilidade online

A pesquisa de palavras-chave é um dos aspectos mais importantes para a criação de uma estratégia eficaz de SEO do Google. Encontrar os termos certos e usá-los adequadamente no conteúdo da página pode melhorar sua classificação.

Aprimoramento da experiência do usuário

Motores de busca estão cada vez mais focados em atender às intenções de pesquisa do usuário. Conteúdo otimizado para dispositivos móveis ajuda a criar uma experiência positiva, o que pode levar a taxas de conversão mais altas.

Engajamento e retenção de audiência

Ao produzir conteúdo relevante, informativo e envolvente, você incentiva os visitantes a permanecerem mais tempo na página, reduzindo a taxa de rejeição. Um blog com SEO também pode levar os usuários a explorar outras partes do seu site.

Construção de autoridade e confiança

O Google valoriza a autoridade do site. A dica é apostar em conteúdos evergreen – isto é, atemporais. Isso ajuda a construir sua reputação como uma fonte confiável.

Evolução dos algoritmos de busca

Os algoritmos dos motores de busca evoluem, e as preferências do consumidor também. Aprimorar sua estratégia de conteúdo ajuda a manter a eficácia da sua abordagem de SEO ao longo do tempo.

Mais leads, mais vendas

Provavelmente, essa é a principal razão para investir em conteúdo otimizado para SEO do Google. A lógica é a seguinte: quanto mais aparecer no Google, mais cliques. O que resulta em melhores posições, mais tráfego para o site e mais leads. E, quanto mais leads, maior a chance de conversão – ou seja, mais vendas!

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