Como criar o título do seu texto: 5 dicas para não errar a mão

Por DANIEL SANES
22/07/2023

Você conseguiu entrevistar boas fontes, obteve informações quentes e escreveu um bom texto, mas travou no título?

Não se assuste. Por mais simples que pareça, aquela frasezinha que precisamos criar para destacar ou resumir uma matéria jornalística, blogpost e outros tipos de texto nem sempre vem com facilidade.

A questão é que, sem um título instigante, dificilmente conseguimos prender a atenção dos leitores – ainda mais com a overdose de conteúdos disponíveis hoje em dia. Além do mais, um título ruim pode induzir a interpretações equivocadas e até mesmo causar danos à reputação da marca.

Como criar um bom título para seu texto

Para ajudar nessa tarefa, separei algumas dicas que podem ajudar na construção de um bom título.

1) Seja claro e objetivo

Os textos de revista costumam ter títulos instigantes, com jogos de palavras e metáforas. Uma pegada mais artística, por assim dizer. A linha fina e a foto ajudarão o leitor a entender o tema. Já em conteúdos para blogs, jornais e veículos digitais, é preferível ir direto ao assunto. A ideia é fisgar o leitor na primeira olhada.

2) Não esqueça do algoritmo

Os títulos de web, aliás, têm uma particularidade relacionada ao SEO. Em português, a sigla significa Otimização para Mecanismos de Busca. Aqui, os enunciados devem utilizar palavras procuradas com frequência sobre o tema – as key-words. Isso ajuda o algoritmo a posicionar o  seu conteúdo. Ferramentas como Semrush e Yoast podem ajudar nessa tarefa.

Se você não sabe como criar um bom título para o seu texto, essas dicas com certeza vão te ajudar

3) Não ofereça mais do que pode dar

Há uma tendência de se criar títulos sensacionalistas com o único objetivo de garantir acessos – os chamados caça-cliques. Isso é um tiro no pé. Ainda mais quando se trata de conteúdo de marca. Se você não tiver uma resposta para o que propõe no título, é provável que o leitor não lhe dê crédito nas próximas vezes. (Espero que não seja o caso aqui. 😅)

4) Deixe o título para o final

Cada pessoa tem seu método para escrever, e há quem prefira começar pelo título. Pode funcionar, desde que você não decida mudar todo o conteúdo para que se adapte a uma frase que achou genial. Se deixar para criar o título por último, você vai pensar em algo mais fiel ao que o texto propõe.

5) Revise MUITO bem

Pode parecer uma obviedade, mas até mesmo uma frase curta precisa de revisão. Um título com erros de informação ou de português só será útil se você quiser viralizar pelas razões erradas: tornando-se motivo de memes e piadas na internet. Além disso, lembre-se que o enunciado ideal costuma apontar para o que é mais relevante no conteúdo – e inclui poucas palavras, especialmente na web.

Título: o principal ponto de contato dos leitores

De acordo com o Manual de Redação do jornal Folha de S.Paulo, os “títulos e subtítulos constituem o principal, quando não o único, ponto de contato de muitos leitores” de um texto. Portanto, ao criar um título, lembre-se de ser objetivo, levar em conta o algoritmo do Google, não oferecer mais do que pode, deixar a decisão para o final e, principalmente, revisar bem o material antes de finalizá-lo. O leitor agradece.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por República- Agência de Conteúdo (@republicaconteudo)