Diferentemente da publicidade tradicional ou do marketing de interrupção, guiados por vendas, leads e números, o branded content é orientado pela emoção
***
Por DANIELLY OLIVEIRA
29/04/2024
Branded content é uma expressão em inglês traduzida como conteúdo de marca. Trata-se de uma estratégia de marketing onde a marca exibe um conteúdo próprio em plataformas de terceiros – na conta de um creator nas redes sociais ou numa empresa de mídia (publisher).
É totalmente diferente da publicidade tradicional e do marketing de interrupção. Não é sobre vendas, leads ou números. É sobre vínculo emocional.
Em vez de motivar alguém a realizar uma ação de compra, o conteúdo de marca oferece valor. Ele é orientado para informar, entreter e resolver problemas dos usuários, ao mesmo tempo em que transmite uma mensagem positiva sobre marca.
É vínculo emocional através de informação e reforço de marca. É branding.
Como estratégia de marketing de conteúdo, o branded content é produzido em diferentes formatos – vídeos, reportagens, artigos, infográficos, podcasts, reports, webnários. O storytelling (prática de contar histórias) é um recurso valioso para o sucesso do projeto.
Por demandar mais planejamento, paciência e recursos, é pouco praticado. Mas quem usa não se arrepende. Afinal, o branded content gera um recall 59% maior para as marcas do que os outros tipos de publicidade digital. Isso significa que o conteúdo de marca é lembrado com mais facilidade na comparação com a propaganda comum.
Já o relatório Creativity at a crossroads 2023, divulgado pela Dentsu Creative, indica que 86% dos CMOs acreditam que as marcas precisam criar cultura e se dedicar na construção dos próprios públicos. Para isso, 38% dos 700 CMOs ouvidos na pesquisa investem em branded content.
Branded content na prática
A República tem ampla experiência na produção de branded content. A agência conta com um estúdio exclusivo para dar suporte às marcas e às empresas de mídia.
Superinteressante, HSM Management, MIT Sloan Review Brasil, Zero Hora, Galileu e Jornal do Comércio estão entre os veículos que já contrataram a República para produzir conteúdo de marca.
Funciona assim: primeiro, as marcas procuram uma plataforma de mídia de grande reputação e sinalizam interesse em publicar uma ação de co-branded. Acordo fechado, o veículo solicita à República a produção dos conteúdos. Outra opção é a marca comprar o espaço no veículo e demandar à agência a produção do conteúdo.
Recentemente, a República fez uma série de trabalhos de branded content para os sites das revistas HSM Management e a MIT Sloan Review Brasil, ambas publicadas pela editora Qura.
Por lá, os conteúdos são chamados de business content. Eles se materializaram em reportagens, artigos, webinários e e-books sobre uma vasta gama de assuntos.
Os redatores da República assinaram conteúdos para diversas marcas como Accenture, Swile, Capgemini, Liferay, Localiza Meoo, Zendesk, Bravo GRC, Pinheiro Neto Advogados, LG lugar de gente, Thoughtworks e 2W Energia (atual 2W Ecobank).
A maioria dos conteúdos foi publicada em editorias especiais intituladas e-dossiês e fóruns, correalizados com as marcas patrocinadoras.
- Leia também: 10 empresas que apostam em brand publishing
Benefícios do branded content
Business content, branded entertainment, informe publicitário, custom content, branded content: seja como for chamado, está claro que o conteúdo de marca (à semelhança do brand publishing) está direcionado ao lado emocional do consumidor.
Em resumo, seus 3 principais benefícios são:
Autoridade e confiança
O branded content pode aumentar o reconhecimento da marca e sua presença no mercado. Afinal, o conteúdo é divulgado por uma plataforma de mídia de grande reputação, como um portal de notícias ou a conta de um creator nas redes sociais. Isso gera confiança e credibilidade.
Um estudo feito nos Estados Unidos indica que os consumidores são mais propensos a confiar em marcas que consistentemente entregam informações e experiências valiosas.
Engajamento do público
O conteúdo de marca também tem o potencial de gerar níveis mais altos de engajamento em comparação com a publicidade tradicional. Quando o conteúdo atinge o público correto, ele incentiva curtidas, comentários, compartilhamentos e outras formas de interação que amplificam o alcance da marca.
Visibilidade orgânica
Um branded content bem elaborado pode melhorar o posicionamento de busca de uma marca. Quando o conteúdo é relevante, informativo e bem otimizado, ele tem o potencial de alavancar a audiência da empresa – resultando em posições mais altas nos resultados de busca, ao direcionar tráfego orgânico para o site da companhia.
Fisgue seus consumidores com conteúdo de qualidade! Produza branded content ou outras estratégias de marketing com a República. É só clicar aqui para agendar uma conversa!