Dois terços dos cliques de tráfego orgânico são feitos nos primeiros cinco resultados do Google. Como chegar lá? Criando conteúdo relevante, consistente e estratégico nos blogs
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Por DANIEL SANES
18/04/2024
Antes dos creators e dos influenciadores existiam os blogueiros. Esses produtores de conteúdo surgiram na “pré-história” da internet – o primeiro blog foi criado por um cientista brasileiro do MIT Media Lab, em 1994. Desde então, muita coisa mudou. Trinta anos depois, em 2024, o poder dos blogs permanece.
Apesar do avanço das redes sociais, da onipresença dos vídeos e das possibilidades da inteligência artificial, manter um blog atualizado ainda é uma estratégia de marketing poderosa.
A seguir, reunimos algumas estatísticas e razões que revelam a força dos blogs no ambiente empresarial – e, claro, no marketing de conteúdo.
Blogs aumentam a visibilidade da empresa
Ao pesquisar na internet sobre um produto ou serviço que sua empresa oferece, seria ótimo que ela aparecesse logo nos primeiros resultados. Afinal, dois terços (67,6%) dos cliques de tráfego orgânico são feitos nos primeiros cinco links exibidos pelo Google.
Como chegar lá? Criando conteúdo relevante, consistente e original.
Esse é o segredo de quem busca aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa e direcionar tráfego qualificado para o site da marca.
Segundo dados da plataforma HubSpot, empresas com blogs atualizados têm 434% mais páginas indexadas no Google e 97% mais links de entrada em comparação com aquelas que não publicam blog posts.
Com domínio de pelo menos 86% do mercado global de mecanismos de pesquisa (há estimativas que sugerem 93% de market share), o Google é um grande entusiasta do conteúdo de qualidade. Por isso, um blog é uma excelente maneira de se destacar nos resultados de uma busca orgânica.
Blogs constroem confiança e autoridade
Cerca de 70% dos consumidores preferem obter informações sobre uma empresa ou aprender algo por meio de conteúdo (artigo ou blog post) do que por publicidade tradicional. E 61% dos clientes são mais propensos a comprar de uma empresa que oferece conteúdo personalizado.
Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais exigentes em relação ao que consomem. Elas preferem interagir com organizações que agreguem valor, em vez de simplesmente “empurrar” seus produtos ou serviços.
Um blog permite que sua empresa compartilhe conhecimento, experiência e insights sobre o setor em que atua. Com isso, ela gera maior autoridade de marca, qualidade fundamental para o sucesso a longo prazo.
Uma organização com autoridade de marca forte tende a atrair clientes fiéis e ter maior influência sobre as decisões de compra. Um blog ajuda – e muito – a construir a consolidar essa reputação.
Blogs geram mais leads e dão impulso às vendas
Os blogs empresariais estabelecem uma relação de confiança e constroem uma base sólida de clientes. De maneira numérica, o que as estatísticas indicam é que as empresas com blogs ativos geram 67% mais leads mensais do que aquelas que não têm blogs.
Outros dados sugerem que organizações que mantêm blogs ativos conseguem 55% mais visitantes do que aquelas que ignoram esse canal. E empresas B2C que publicam 11 vezes por mês obtêm quatro vezes mais leadsdo que aquelas que o fazem apenas quatro a cinco vezes por mês.
Portanto, o blog é uma ferramenta eficaz para gerar leads e alimentar o funil de vendas. Ao criar conteúdo relevante para o estágio de compra em que os clientes se encontram, as empresas podem atrair leads qualificados e orientá-los em direção à conversão.
Blogs viabilizam outras estratégias de marketing de conteúdo
Quando enumeramos as vantagens de ter um blog, em nenhum momento pensamos que sua empresa deve deixar de lado as redes sociais. No marketing de conteúdo, essas formas de divulgação andam lado a lado.
Estima-se que haja cerca de 600 milhões de blogs no mundo todo. São pelo menos 2 milhões de blog posts todos os dias.
Para ter um alcance realmente significativo, o conteúdo do blog deve ir além dos mecanismos de busca orgânica. Isso significa compartilhar o conteúdo nas redes sociais ou através de outros canais, como e-mail marketing e newsletter, onde a empresa compartilhará seus links.
Outro caminho é o reaproveitamento de conteúdo. Vários blog posts, por exemplo, podem ser reunidos em um único e-book. O conteúdo dos blogs também pode inspirar um carrossel no Instagram, um post no LinkedIn e vídeos para o TikTok ou o YouTube.
Ou seja, com pequenas adaptações, é possível utilizar basicamente o mesmo material do blog para mobilizar seu público-alvo em diferentes meios, aumentando ainda mais o seu alcance do seu conteúdo.
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Blogs custam pouco
Algumas empresas despendem verdadeiras fortunas para se destacar nos resultados de pesquisa. Mas a verdade é que os links patrocinados representam apenas 1,8% dos cliques em desktop – e insignificantes 0,02% nos dispositivos móveis, de acordo com um estudo da Semrush.
Por outro lado, investir em marketing de conteúdo (estratégia que inclui a criação de blogs) gera três vezes mais resultados e custa 62% menos do que o marketing tradicional.
Resumindo: com conteúdo relevante, você aumenta a chance de fazer sua marca ser encontrada na internet – e ainda economiza um bom dinheiro.
Como sua empresa pode começar um blog
Deu para ver que motivos não faltam para as empresas manterem um blog atualizado. E se você precisa de ajuda para começar, a melhor solução é procurar uma agência de conteúdo como a República.
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Dessa forma, conseguimos nos destacar nos motores de busca da internet e ajudamos a construir a reputação e a credibilidade de nossos clientes. O resultado é um fluxo maior de tráfego e o aumento do engajamento e das vendas.
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