Google vai eliminar spam e conteúdo gerado por IA dos resultados de pesquisa

A ideia é combater os truques de conteúdo e SEO que as pessoas usam para enganar os sistemas de classificação

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Por LEONARDO PUJOL
15/03/2024

No começo de março, o Google trouxe em seu update mensal a notícia de que adotaria novas diretrizes em seus sistemas de classificação de pesquisa – projetados para exibir os melhores conteúdos em seus resultados.

A ideia é combater os truques de conteúdo e SEO que as pessoas usam para enganar os sistemas de classificação. Na realidade, significa acabar com os conteúdos gerados por IA (inteligência artificial) e spam.

A prática de tentar manipular os mecanismos de pesquisa para chegar ao topo dos resultados do Google é comum. Não à toa, o Google está sempre fazendo alterações em seus algoritmos de classificação, em um esforço para melhorar os resultados de pesquisa. Raramente ouvimos falar dessas mudanças. 

Segundo o The Verge, o fato de o Google anunciar as mudanças que está fazendo sinaliza duas coisas

  • Primeiro, que estas são grandes mudanças que podem mudar significativamente a sua experiência de pesquisa.
  • Segundo, o Google está enviando uma mensagem para a web: é melhorar acabar com o conteúdo de tipo spam agora.
Google vai eliminar spam e conteúdo gerado por IA nos resultados de pesquisa

Google vai eliminar spam e conteúdo gerado por IA nos resultados de pesquisa. Crédito: Adobe Firefly

O que é conteúdo spam para o Google

Três exemplos do que o Google (agora) considera comportamento de spam – e que pretende rebaixar nos resultados de pesquisa. 

O primeiro é o abuso de conteúdo produzido em escala: os sites que criam dezenas ou centenas de artigos de baixa qualidade por dia, seja através de prestadores de serviços mal pagos ou de geradores de IA, e publicam esse conteúdo com o único propósito de “ranquear” os resultados de pesquisa.

O caso do site Bebê, da Editora Abril, talvez seja um exemplo disso. Em fevereiro, o Aos Fatos revelou que parte do conteúdo publicado no portal continha indícios de que foram escritos por IA – como a assinatura de uma jornalista fictícia (Vanessa Tavares) e trechos idênticos aos de matérias publicadas anteriormente por outros veículos, como BBC, Folha e a concorrente revista Crescer (da Editora Globo).

O segundo comportamento de spam é o que Pandu Nayak, vice-presidente de pesquisa do Google, chama de abuso da reputação de um site, informou o portal The Verge. É quando um site respeitável em uma área cede parte de seu ambiente para conteúdos de outros nichos sem sentido, fazendo spam.

O terceiro é o abuso de domínios expirados, que ocorre quando alguém compra um domínio abandonado, mas de alto nível, e o preenche com conteúdo ruim que então salta para o topo da pesquisa. O estado atual do The Hairpin é um exemplo de como isso pode acontecer, que a Wired cobriu bem nas últimas semanas.

O Google tem um problema de spam, reconhece isso e está tentando eliminá-lo. Há muito trabalho pela frente. Esse acerto de contas com o conteúdo gerado por IA está apenas começando.