Como uma revista empresarial ajuda a construção de marca

Acompanhe a história da revista Field & Stream e entenda como ela se tornou estratégica para um grupo empresarial 

***

Por LEONARDO PUJOL
29/07/2024

Deu na Fast Company: dois artistas de música country se uniram no ano passado e compraram a revista Legacy Field & Stream. A publicação centenária, criada em 1871, é uma espécie de bíblia americana para aventureiros e pescadores.

O modelo de negócio, porém, mudou. A intenção não é vender revistas como antigamente, mas publicá-la para dar força a outras marcas. É que os artistas que compraram a revista também estão por trás do grupo que adquiriu a marca de varejo homônima da Dick’s Sporting Goods. Trata-se da primeira vez que tanto a revista quanto a loja Field & Stream ficam sob a mesma direção. 

Além disso, o grupo fará ações com a Field & Stream Lodge Co., empresa especializada em hospedagem, controlada pela Starwood e pela AJ Capital. A ideia é que os hóspedes de hotéis se tornem assinantes pagantes da revista, por exemplo. Um festival de música também está no horizonte. 

Essa é uma história interessante (e muitíssimo atual) de como uma revista empresarial pode ajudar a construir uma marca. Ou, melhor, muitas marcas. Na prática, a revista Field & Stream se tornou um ativo importante para gerar valor ao grupo e abrir portas para novos negócios. 

Field & Stream: revista empresarial como construção de marca.

Field & Stream: revista empresarial como construção de marca. Crédito: reprodução.


Brand publishing como estratégia

A tática da Field & Stream está dentro de um conceito mais amplo do marketing de conteúdo conhecido como brand publishing, onde a empresa assume uma postura de publisher.

Não é apenas produzir conteúdo nas redes sociais ou em um blog. No brand publishing, a empresa cria um veículo de comunicação; torna-se uma mídia proprietária (owner media). Se você não está familiarizado com esse conceito, vale conferir no Blog da República uma lista com 10 empresas que investem em brand publishing.

As empresas podem investir em brand publishing ao criar do zero uma newsletter, portal de notícias ou revista empresarial. Aqui, o projeto desempenha o papel que as revistas segmentadas exerciam no passado.

Outra reportagem disponível no Blog da República diz que “a estratégia cativa o público, aumenta a chance de a organização virar referência, curadora e até mesmo uma espécie de oráculo em seu segmento. Alavancar o marketing e aumentar as vendas serão consequências naturais”.

Leia também

Uma alternativa à criação de uma revista é a compra de títulos reconhecidos pelo mercado.

Um post recente da Toolkits, empresa americana especializada em reports do mercado de conteúdo, lembrou de um ex-piloto que comprou a Flying Magazine, reconstruiu a marca, adquiriu outros títulos de mídia e agora está construindo um mercado pujante de aeronaves e outros negócios.

Um movimento parecido ocorre no Brasil através da revista Exame, adquirida da editora Abril em 2019 pelo banco BTG. Desde então, a revista criou uma vertical de educação e passou a oferecer pesquisa independente sobre ações e fundos. A Exame também publica matérias de interesse do BTG.

Revista empresarial como conteúdo premium

Mesmo após ampla digitalização, é particularmente notável que muitas empresas invistam em revista impressa. Na prática, a revista personalizada é um produto premium de alto valor.

Essa é uma das principais mensagens que a República transmite ao mercado. Desde sua fundação, em 2012, a agência coordenou, produziu e editou diversas revistas – tanto para a imprensa tradicional quanto para empresas.

Os profissionais da República se destacam pela qualidade editorial, capacidade analítica e olhar diferenciado ao conteúdo (texto e design).

Em 2024, República produziu revistas corporativas para marcas que incluem PUCRS, Gomining, ADVB/RS e Bem Promotora. Novos projetos devem ser anunciados em breve.

Para a República, contribuir com o fortalecimento da autoridade e reputação dessas empresas é uma honra e um enorme desafio. Mas também corrobora nossa vocação de produzir conteúdo premium para as organizações que acreditam no potencial do marketing de conteúdo.

Para construir uma marca forte e obter ajuda na publicação de sua revista empresarial, fale com a República.

Leia também