No brand publishing, a empresa atua como um veículo de mídia – obtendo o controle do conteúdo, dos dados e do relacionamento com o seu público
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Por RICARDO LACERDA e DANIELLY OLIVEIRA
22/03/2024
Elas ostentam mais de 100 anos de história. São referência de qualidade e reputação em qualquer mercado mundo afora. Mas o que mais Michelin e John Deere têm em comum? O pioneirismo em suas estratégias de marketing. Na virada do século 19, as duas marcas apostaram em conteúdo para fortalecer a autoridade, elevar a reputação e vender mais.
Como mostramos em outro post, Michelin e John Deere são casos célebres de empresas que investem em brand publishing (ou publicação de marca), recurso do marketing de conteúdo usado para impulsionar a reputação e a autoridade. Aqui, a empresa diminui ou mesmo deixa de pagar para aparecer na mídia tradicional – com anúncios ou branded content. Ela investe em mídia proprietária. Ela é a própria mídia.
Uma marca “publisher” dispensa intermediários e se apodera da mensagem e dos canais de distribuição. Para além das revistas corporativas, o brand publishing visa construir uma audiência particular por meio de portais de notícias, revistas setoriais, podcasts etc. Também multiplica as chances de a marca virar referência, curadora e até mesmo uma espécie de oráculo em seu segmento.
Cada vez mais empresas investem em brand publishing. A seguir, confira alguns benchmarks dessa poderosa estratégia de conteúdo.
Empresas que investem em brand publishing
+A Educação
Uma das maiores edtechs do Brasil. Desde 2017, é publisher do portal Desafios da Educação, com foco em ensino superior e tecnologias educacionais. Produzido pela República – Agência de Conteúdo.
XP Investimentos
Maior portal de notícias sobre investimentos no Brasil, o InfoMoney foi adquirido em 2011 pelo Grupo XP Inc. O conteúdo é gratuito – seguido de diferentes CTAs (call to actions) para abrir conta nas corretoras da XP, ampliando seu market share.
Unilever
O Recepedia é um hub de conteúdo gastronômico – e o maior site da Unilever no mundo. Além de receitas e artigos sobre o universo da alimentação, a plataforma oferece descontos em ingredientes.
Azul Linhas Aéreas
Sua icônica revista de bordo inclui dicas de viagens, gastronomia e cultura, além de informações sobre a operação e as novidades da companhia aérea. A Revista Azul é publicada desde 2008.
Embratel
Mantém o hub Próximo Nível com o propósito de publicar conteúdo, conhecimentos e tendências de digitalização. O projeto de brand publishing venceu o Prêmio Aberje 2023 na categoria Mídia Digital.
Bem Promotora
Em parceria com a República – Agência de Conteúdo, a empresa do segmento financeiro criou a Revista 20/30 – um projeto voltado para inspirar, educar e criar autoridade junto aos stakeholders. A publicação antecipa e analisa tendências de inovação, tecnologia e negócios.
Magazine Luiza
Recentemente, a varejista adquiriu as plataformas Jovem Nerd, Canaltech e Steal The Look. O objetivo é expandir a presença da rede nos segmentos de moda e tecnologia, além do aumento da publicidade digital.
Red Bull
Mantém uma media house desde 2007 com centenas de colaboradores que desenvolvem projetos envolvendo esportes radicais para a TV, internet, impressos e até cinema.
Hospital Albert Einstein
Com reportagens, entrevistas, ensaios e análises, o Science Arena gera reflexão sobre pesquisas cientificas feitas ao redor do mundo.
Creditas
O Exponencial é um projeto de brand publishing. O portal é especializado em conteúdo sobre educação financeira.