Guia da newsletter: como reforçar o marketing de conteúdo por e-mail

22/01/2024

No acelerado mundo da era digital, pessoas, marcas e empresas estão constantemente buscando meios para se destacar e criar conexão com seu público-alvo. Uma das possibilidades para isso é a distribuição de uma newsletter.

Vejamos, a seguir, como você ou sua empresa podem utilizar a newsletter dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo.

O que é uma newsletter?

Newsletter é um boletim informativo enviado por e-mail. Trata-se de algo mais elaborado do que um e-mail marketing: é uma mensagem segmentada, com conteúdo valioso e personalizado, que valoriza a conexão.

Objetivos de uma newsletter

O principal objetivo de uma newsletter é desenvolver um relacionamento com seus atuais e futuros clientes.

Para entender melhor esse conceito, vamos ao exemplo prático de um cliente da República.

Recentemente, uma empresa da área de educação contratou nossa agência de conteúdo para manter um portal de notícias atualizado (dentro da estratégia de brand publishing) e produzir conteúdo rico (e-books e infográficos para captação de leads).

Certo dia, em uma reunião de pauta, estávamos pensando maneiras de aumentar a distribuição desse conteúdo. Foi aí que surgiu a ideia de criar um novo produto: uma newsletter.

Com foco na educação básica e em ensino bilíngue, a newsletter ganhou uma marca própria e a assinatura da porta-voz da empresa (a República produz o material como ghostwriter).

Essa decisão foi importante. Isso porque a porta-voz ainda não é muito conhecida no mercado. A rigor, a newsletter foi criada para desenvolver um relacionamento – ao construir autoridade, reputação e marca pessoal.

A newsletter também é o e-mail perfeito para compartilhar novidades, promoções exclusivas, dicas relevantes e atualizações sobre a empresa. Como resultado, ela ajuda a aumentar o tráfego qualificado para o site do negócio, além do número de leads e de vendas.

Perceba que não são propósitos puros, de um tipo ou de outro. Na verdade, os objetivos de uma newsletter podem ser diferentes e se misturar com facilidade. Mas o principal objetivo, o maior de todos, é a construção de um relacionamento com seu cliente.

Benefícios de uma newsletter

Para explicar os benefícios de uma newsletter, a jornalista e copywriter Margot Martín del Castillo, autora de um curso sobre o tema no LinkedIn Learning, diz o seguinte:

“Você já reparou quantas vezes abre seu e-mail por dia? Pense em um tweet. Eles podem se tornar efêmeros, desaparecendo na linha do tempo. No entanto, o e-mail permanece até que o destinatário tenha um momento para lê-lo. Quem se inscreveu na sua lista visa saber sobre você e seu produto. É um público predisposto.”

Outros benefícios significativos de ter uma newsletter podem ser:

  • possuir um banco de dados (leads) próprio e atualizado;
  • deixar o seu público atualizado com as últimas novidades;
  • reutilizar o conteúdo de seu site e de suas redes, prolongando a vida útil do conteúdo;
  • fazer pesquisas de mercado e criar fidelização;
  • informar-se com curadoria de informações essenciais, em meio ao mar de notícias da internet.

Cabe lembrar que, devido ao crescente sucesso da newsletter, até mesmo grandes redes sociais como LinkedIn estão disponibilizando o formato. Segundo o Nieman Lab, existem aproximadamente 143 mil newsletters no LinkedIn, com 500 milhões de assinantes.

Guia da newsletter: como reforçar seu marketing de conteúdo por e-mail

Guia da newsletter: como reforçar seu marketing de conteúdo por e-mail. Crédito das imagens: Freepik.

Dados e estatísticas

Fizemos um levantamento e reunimos alguns indicadores e estatísticas interessantes no que diz respeito a newsletter.

Taxa de abertura

Quem escreve, quer ser lido. Não faz sentido uma newsletter se ninguém lê. Por isso, ao avaliar as suas campanhas, certifique-se de observar a taxa de abertura da newsletter.

Também conhecida como open rate, a taxa de abertura indica o percentual de e-mails que são abertos. Ela é medida pelo número de usuários que abriu a mensagem, dividido pelo número de usuários que a receberam.

Por exemplo: se você enviar 100 e-mails e 10 deles forem devolvidos (não chegam à caixa de entrada do assinante), significa que o número de e-mails entregues é 90. Se, dos e-mails entregues, 50 forem abertos, a taxa de abertura é:

(50/90)*100 = 55,5%.

Existem muitas pesquisas que indicam a taxa de abertura ideal.* Elas variam conforme o segmento, o conteúdo, a base de leads e a plataforma de e-mail marketing utilizada. Dados atualizados do Mailchimp indicam que a taxa de abertura média é de 22,7%, enquanto o Compaign Monitor aponta para 21,5%.

*Na área de educação, a taxa de abertura média fica entre 23,4% e 28,5%. Já na newsletter mencionada como exemplo neste post, a taxa de abertura está em 30% – ou seja, acima da média.

Taxa de cliques e conversão

Assim como a taxa de abertura, as taxas de clique nos links e de conversão são uma fonte de informação relevante – que revela o desempenho da newsletter. Trata-se da porcentagem de assinantes que clicaram em algo em seu e-mail – ou seja, um CTA ou um link – em relação ao número total de assinantes que o abriram.

Em 2021, a taxa média de abertura de e-mail foi de 2,3%, em todos os setores. Isso representa uma queda de 0,3% em relação a 2020. Os setores com as maiores taxas de cliques – como Educação, Imóveis e Agricultura – têm uma média entre 3% e 5%.

Valor agregado ao produto

Newsletter é algo que gera muito valor, inclusive financeiro.

Segundo o portal Metrópoles, a Substack, uma das maiores plataformas de envio de newsletters, tem 250 mil assinantes e foi avaliada em USD 650 milhões. Já o Morning Brew, uma das maiores news do mundo, especializada em tecnologia, teve o seu valor avaliado em US$ 75 milhões.

Construindo uma relação com o público

É provável que você comece o dia lendo uma ou mais newsletters sobre notícias e outros assuntos. Atualmente, são centenas de opções disponíveis. Por uma boa razão: newsletter ajuda a construir relacionamento com o público. E os publishers sabem disso.

A newsletter oferece uma oportunidade única de estabelecer um relacionamento direto com os assinantes. Geralmente, essa característica é atribuída à segmentação e personalização.

Uma das maiores vantagens da newsletter é a capacidade de segmentar e personalizar o conteúdo para atender às necessidades e interesses específicos dos assinantes. Com base em dados demográficos, preferências de compra, comportamento do usuário e histórico de interações anteriores, as empresas podem criar newsletters altamente direcionadas e personalizadas.

Isso resulta em um conteúdo mais relevante, aumentando a probabilidade de engajamento e conversão.

A newsletter oferece uma oportunidade única de estabelecer um relacionamento direto com os assinantes.

Qual é o conteúdo da newsletter

O maior desafio do marketing por e-mail é fazer com que as pessoas realmente leiam o que você envia. E sua única esperança é fisgá-los com um assunto atraente.

Se você está neste ponto do texto, já deve saber que newsletter e e-mail marketing são produtos diferentes. Mas não custa lembrar que, por newsletter, estamos falando de um e-mail pessoal com conteúdo de qualidade, útil e relevante.

No exemplo prático já mencionado neste guia – uma newsletter com foco em educação básica e ensino bilíngue –, a estrutura adotada pela República é a seguinte:

  • Texto editorial (assinado pela autora) de no máximo 1,5 mil caracteres (com espaços);
  • Três ou quatro destaques do blog da empresa (com título e frase de apoio com breve descrição do conteúdo);
  • Uma frase interessante pinçada de um livro ou entrevista (as famosas aspas, muito comuns nas revistas semanais);
  • Curadoria com três ou quatro sugestões de leitura de reportagens, vídeos e podcasts – indicações de conteúdo.

Dessa maneira, acreditamos que tanto a autora quanto a empresa demonstram seu conhecimento e expertise. O que explica os bons resultados.

Mas é claro que o formato não precisa ser assim – este é só um exemplo. Existem newsletters de toda sorte, estilos e formatos. Antes de dar o pontapé no empreendimento, assine várias newsletter e identifique o que elas oferecem, como as informações são transmitidas e o que mais você gosta nelas. Inspire-se com esses insights!

E nunca, jamais abra mão de conteúdo de qualidade.

Pode vender na newsletter?

Você pode fazer propaganda do seu produto ou serviço, ou de anunciantes. Não tem problema nisso. Só não exagere – pois ainda estamos falando de marketing de conteúdo.

Lembre-se que o principal objetivo é desenvolver um relacionamento! Nossa sugestão é de que o conteúdo educativo represente pelo menos 80% do espaço da news; o restante pode ser direcionado a conteúdo promocional.

Para isso, capriche no copy!

Copywriting é a arte de convencer com palavras. É como o slogan de uma empresa, ou uma informação adicional que resume os benefícios de um produto ou serviço. As frases precisam ser cativantes, com linguagem simples e eficaz.

Alguns exemplos incluem:

  • Ao adquirir este produto, estará economizando XX reais por ano
  • Em vez de criar um CTA com a frase “Clique aqui para saber mais sobre nossos serviços”, experimente escrever algo como “Clique aqui para tornar sua escola mais inovadora
  • Seja um dos mais de XX clientes que aprovam nosso negócio

Por onde começar

Se este guia te convenceu a investir em uma newsletter, é bom saber por onde começar.

Uma agência de conteúdo como a República tem experiência de sobra para planejar o lançamento de uma newsletter. A agência vai se preocupar com tudo, inclusive com o design (layout), fonte do texto, frequência de envios (deve haver regularidade), entre outros detalhes. Incluindo a ferramenta de e-mail marketing.

Existem várias opções de ferramenta de automação para e-mail disponíveis no mercado, como Substack, Mailchimp, RD Station, Dinamize, entre outras.

Gmail e LinkedIn não se qualificam; essas plataformas até oferecem disparo de newsletter, mas não de maneira profissional – isto é, oferecendo métricas e opções de conversão.

Antes de contratar uma plataforma, faça testes!

Depois de aprovar, é só começar a produção e distribuição do conteúdo.

Acompanhe os resultados da newsletter

As ferramentas de e-mail marketing oferecem recursos avançados de rastreamento e análise que permitem medir e avaliar os resultados de uma newsletter e outras campanhas de marketing de conteúdo.

Os principais pontos a monitorar são:

Com esses dados, as empresas podem ajustar estratégias e conteúdos para melhorar o desempenho e maximizar os resultados.

Conclusão

A newsletter é uma poderosa opção de marketing de conteúdo para uma empresa. Os boletins informativos constroem relacionamentos duradouros e aumentam o reconhecimento da marca. É uma estratégia eficiente de branding.

Agora, é hora de começar a trabalhar na construção de uma newsletter e reforçar seu marketing de conteúdo por e-mail. Se precisar de ajuda, é só falar com a República.