25/08/2023
Em um post recente aqui no Blog da República, fizemos menção à quantidade gigantesca de conteúdo que é publicada todos dos dias na internet. Também explicamos que, para se destacar nesse mar de informações, empresas, marcas e organizações precisam de um plano assertivo de marketing digital – o que com certeza significa investir em marketing de conteúdo.
Trata-se do alicerce do inbound marketing. Aqui, é o cliente que vai até empresa – e não o contrário, como acontece no marketing tradicional (outbound marketing). Como? Por meio de informação.
Na prática, o marketing de conteúdo de uma empresa trabalha para informar as pessoas, fazer com que elas lembrem da marca, a tenham por referência e se tornem clientes.
Em uma estratégia sólida de marketing de conteúdo, marcas e empresas podem criar um blog (ou portal de notícias), e-books, infográficos, newsletters, posts nas redes sociais, vídeos, podcasts, revistas personalizadas. A seguir, os experientes redatores da República explicam sobre 5 dessas estratégias de marketing de conteúdo.
Blogposts: conquiste e eduque o seu público
Fundamentais para o seu posicionamento no Google, os posts de um blog permitem que os clientes encontrem informações sobre a sua empresa com facilidade.
Além disso, postagens regulares aumentam o tráfego de visitantes no seu site e ajudam a educar o público-alvo. Isso cria elos de confiança e reforça a expertise da marca.
Para saber mais sobre o potencial de um blog, leia o texto abaixo.
Brand publishing: cative os clientes com informações úteis
Uma nova fronteira para os blogs e para as tradicionais revistas corporativas: assim pode ser explicado o conceito de brand publishing.
Na prática, empresas e organizações usam mídia proprietária (owned media) para oferecer conteúdo de qualidade, confiável e útil do setor que atuam. A estratégia cativa o público, aumenta a chance da organização virar referência, curadora e até mesmo uma espécie de oráculo em seu segmento. Os ganhos comerciais são consequências naturais.
Para saber mais sobre o brand publishing, é só ler a reportagem abaixo:
E-books: aprofunde sua autoridade e gere leads qualificados
São conteúdos aprofundados, que exploraram detalhes sobre temas específicos, por meio de um texto bem escrito, muitos dados e um design criativo. Entregar informações valiosas, de maneira gratuita ou paga, gera autoridade e turbina a captação e a nutrição de leads.
Infográficos: comunique com impacto visual personalizado
Alguns conteúdos tendem a ser melhor compreendidos quando sintetizados em uma apresentação visualmente atrativa. Os infográficos cumprem essa função com maestria!
Aqui, o foco está na objetividade das informações e na criatividade do design, que tornam a absorção dos dados mais clara e agradável.
Newsletters: invista em um relacionamento direto e contínuo
Ótima ferramenta para manter sua audiência conectada a tudo que acontece. A news serve tanto para distribuir e reaproveitar conteúdos quanto para compartilhar promoções exclusivas, dicas relevantes e atualizações sobre o negócio.
Aposte em uma periodicidade fixa para nutrir o relacionamento com o seu público regularmente.
Que tal começar a praticar cada uma dessas estratégias de marketing de conteúdo agora mesmo? Envie uma mensagem para saber como a República pode te ajudar. Te esperamos! 😉