Por que sua empresa precisa de um blog? Aqui estão 3 boas razões

Se publicar conteúdo consistente em um blog não estiver na lista de prioridades da sua empresa, esperamos que essas 3 razões mudem seu pensamento.

Se publicar conteúdo consistente em um blog não estiver na lista de prioridades da sua empresa, esperamos que essas 3 razões mudem seu pensamento. Crédito: Freepik.


Por LEONARDO PUJOL
25/05/2023

Mesmo na era dos vídeos e das redes sociais, ter um blog continua sendo uma das estratégias de marketing mais eficazes para marcas, empresas e organizações em geral.

De acordo com dados da plataforma HubSpot, as empresas com um blog atualizado obtêm 434% mais páginas indexadas no Google55% mais visitantes em comparação com as empresas que não produzem conteúdo regularmente.

Em outras palavras: o blog aumenta (muito!) a visibilidade do seu negócio na internet.

A seguir, você confere o que existe por trás dessa estratégia de conteúdo cada vez mais valorizada pelo mercado. Os demais editores da República e eu selecionamos as 3 principais razões para sua marca ou empresa investir agora mesmo em um blog.

3 razões para investir em um blog

O blog aumenta a relevância no Google

A vitrine mais concorrida da internet é a primeira página do Google. Há empresas que investem rios de dinheiro no Google Ads para se destacar nos resultados de pesquisa. Contudo, os links patrocinados representam apenas 1,8% dos cliques em desktop – e meros 0,02% dos cliques no mobile, segundo o estudo State of Search 2023.

De acordo com o mesmo estudo, 56,5% das buscas globais no Google são informacionais. No Brasil, a taxa é de 63,3%. Ou seja, seis em cada dez pesquisas no Google são para buscar informações. O que reforça a importância do blog.

Quando os clientes e consumidores pesquisam na internet pelo seu serviço ou produto, o ideal é que eles encontrem o seu site facilmente. Isso tende a acontecer quando a empresa tem uma estratégia consistente de conteúdo.

Em um projeto incipiente ou de orçamento restrito, costuma-se investir em 4 blogposts por mês. Isso é um bom começo!

Os melhores resultados, entretanto, surgem quando as empresas publicam pelo menos 4 posts por semana. A frequência de 4 textos semanais em um blog gera 3,5 vezes mais tráfego (veja o gráfico abaixo) em comparação com quem publica apenas uma vez por semana. Isso porque há um aumento no número de páginas indexadas – as páginas visitadas pelos rastreadores do Google, verificadas, chanceladas e armazenadas no índice da ferramenta.

Quanto mais textos no blog, mais tráfego a empresa atrai na web.

Quanto mais textos no blog, mais tráfego a empresa atrai na web. Arte: Marketing Insider Group/reprodução.


Mas atenção: só a publicação de conteúdo não é suficiente para aumentar a visibilidade da marca no digital. Tão importante quanto um blog atualizado é publicar textos que sigam as diretrizes de SEO (sigla em inglês para Otimização para Mecanismos de Buscas).

Como sugere o nome, o SEO é um conjunto de estratégias que, quando aplicadas, facilitam os resultados de pesquisa. São palavras-chave, metadescrições, links e outras ações. O objetivo é turbinar o site para ficar o mais próximo possível do topo da lista de resultados de pesquisa do Google – que, no começo de 2023, figurava com 93% do mercado de mecanismos de buscas.

Aqui na República todos os textos digitais – de marketing de conteúdo a jornalismo – são entregues com base nas ações de otimização para pesquisas na internet.

O blog cria a autoridade da marca

As diretrizes do Google para SEO valorizam a criação de conteúdo de alta qualidade – com experiência, expertise, autoridade e confiabilidade (EEAT, na sigla em inglês). Um marketing de conteúdo de sucesso respeita e segue esses princípios.

Na prática, significa que um blog precisa de textos úteis, com informações fidedignas e que priorizem as pessoas – não apenas as que enxergamos como leads, clientes ou consumidores, como também aquelas que fazem o dia a dia da empresa.

A maioria das organizações tem um entendimento profundo do seu negócio. Além disso, contam profissionais especializados em temas que geram valor aos públicos – eles sabem o que é relevante, e são capazes de validar se o conteúdo está conectado à estratégia de negócio.

Ao dar voz aos especialistas da empresa no blog, seja ao longo da produção ou mesmo no próprio conteúdo, a organização constrói autoridade. E não apenas por aquilo que produz ou vende, mas constrói autoridade pelo conhecimento que carrega, pelas informações que compartilha. Isso é poderoso!

O blog pode aumentar as vendas

Já mencionamos duas boas razões para sua empresa investir em um blog: aumento de performance no Google e de autoridade no mercado. Agora, vem a terceira.

Lembra que no começo deste post mencionamos que as empresas com um blog atualizado obtêm mais páginas indexadas no Google? Pois é, se para vender produtos ou serviços a marca precisa ser encontrada pelo cliente, investir em um blog se torna uma estratégia imperativa.

É só seguir o flow: quanto mais impressões, mais cliques. O que resulta em melhores posições, gerando mais tráfego. Quanto mais tráfego, mais leads. E, quanto mais leads, maior a chance de conversão.

Detalhe: tudo isso a um baixo custo. Pesquisas indicam que o marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional, e gera até 3x mais resultados. É claro que isso não acontece só com um blog – existem várias outras formas de se fazer marketing de conteúdo. Mas ele é indispensável, lembre-se disso.

Conteúdo ainda é rei

“Conteúdo é onde eu espero que muito do dinheiro real seja feito na internet”.

A máxima é de 1996, escrita por Bill Gates em seu célebre ensaio “Content is King”. Quase três décadas se passaram desde então, e a internet continua (na verdade, está cada vez mais) importante para os negócios.

Portanto, se publicar conteúdo consistente e de qualidade em um blog não estiver na sua lista de prioridades, está na hora de mudar esse pensamento. Esperamos que as 3 razões apresentadas neste post tenham convencido você a apostar em um blog para sua marca ou empresa.

E não precisa gastar tempo com isso. Experimente os serviços de redação de blogs da República, que há mais de 10 anos produz conteúdo relevante para marcas, empresas e veículos de comunicação.

Oferecemos pacotes acessíveis para startups e empresas de pequeno, médio e grande porte. Entre as organizações que confiaram seu blog ao nosso time de redatores, estão DreamShaper (segmento da educação) Bem Promotora (finanças), Frigelar (refrigeração), Artmed (saúde) e Declatra (direito), entre outras.

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