Conheça alguns livros de referência que podem fornecer insights tanto para quem está começando quanto para quem já tem experiência no mercado
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04/06/2024
Se você acompanha o Blog da República, sabe que o marketing de conteúdo ajuda a estabelecer uma relação de confiança da marca com o público-alvo e a construir a autoridade. O que talvez você não saiba é que produzir conteúdo personalizado para empresas demanda MUITA pesquisa.
É preciso pesquisar sobre o target do cliente, as tendências do mercado, as últimas novidades… Existe toda uma ciência por trás do marketing de conteúdo.
Não basta escrever bem. Além de um bom texto, com qualidade editorial e informação relevante, é preciso atentar às regrinhas para otimizar o SEO e gerar mais visibilidade e tráfego. O melhor jeito de descobrir como isso funciona é aprender com quem manja do assunto.
Nesse post, sugerimos 5 livros que toda pessoa que trabalha com marketing de conteúdo precisa ler. São obras de referência que podem fornecer insights tanto para quem está começando quanto para quem já tem experiência nesse mercado.
Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI
“Dados são o novo petróleo”, afirmou certa vez o matemático britânico Clive Humby. O brasileiro Rafael Rez vai além. Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e cofundador da Nova Escola de Marketing, ele observa que há duas moedas valiosas no mundo de hoje: o tempo e a atenção. E, para ganhá-las, a única saída é investir em conteúdo de qualidade.
“Se as pessoas não prestarem atenção no que você ou seu negócio tem a dizer, não entenderão o seu valor e não comprarão o que você tem para vender, por melhor que seja. A moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo”, argumenta o autor.
Com texto ágil e envolvente, Rez esmiúça todas as etapas de uma estratégia de marketing: planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas e muito mais. A obra inclui ainda guias para criar uma estratégia de conteúdo, o conteúdo em si e mensurar os resultados.
Marketing de Conteúdo Épico – Como Contar uma História Diferente, Destacar-se na Multidão e Conquistar mais Clientes com menos Marketing
Além de longo, o título pode soar pretensioso. E a capa à la Star Wars só reforça essa impressão. Mas o conteúdo, que é o que importa, justifica o estardalhaço.
O norte-americano Joe Pulizzi escreveu livros que redefiniram os rumos do marketing de conteúdo. Muito do sucesso do inbound marketing, por exemplo, deve-se ao trabalho desenvolvido por ele em livros como este.
Segundo Pulizzi, o marketing de conteúdo épico consiste em conduzir os clientes passo a passo pelo processo de desenvolvimento de histórias que produzem informações, divertem e os induzem a agir – sem realmente dizer-lhes explicitamente para fazê-lo. “Uma vez que fisgamos os clientes com conteúdo épico, eles nos recompensam fazendo nossas vendas aumentarem sem parar”, acredita.
A obra inclui estudos de caso aprofundados sobre a forma como companhias como Coca-Cola, Lego e John Deere utilizam essa estratégia para gerar vendas. Trata-se de um livro verdadeiramente inovador, que fornece todas as ferramentas para criar e disseminar conteúdo com foco em crescimento e maiores lucros. Uma referência entre os livros de marketing de conteúdo.
Regras de Conteúdo
Neste clássico do marketing contemporâneo, Ann Handley, gerente de conteúdo na MarketingProfs, e C. C. Chapman, especialista em marketing online, mostram como utilizar todas as ferramentas digitais para se conectar com o público. Para isso, revelam diversas táticas que adotaram em grandes corporações, como integrar palavras-chave na busca sem parecer algo forçado e desenvolver um cronograma de publicação que permita criar diferentes tipos de conteúdo de uma só vez.
Utilizando exemplos de empresas que utilizam essa estratégia de maneira eficaz, Regras de Conteúdo é um ótimo guia para encontrar o equilíbrio entre humor e humanidade no conteúdo e construir um portfólio de valor que promoverá resultados a longo prazo. “Crie um conteúdo bom e os clientes virão até você. Crie um conteúdo realmente bom e os clientes compartilharão e espalharão sua mensagem por você. Mais do que nunca, o conteúdo é o rei!”, escrevem os autores.
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A Arte de Escrever Para a Web – E Produzir Conteúdos Poderosos
Profissional altamente requisitado na indústria brasileira de marketing, Paulo Maccedo se destacou pela habilidade de criar textos persuasivos que ajudam a aumentar a conversão em diferentes tipos de negócios. É conhecido por sua abordagem estratégica de copywriting, que se concentra no uso criativo das palavras para influenciar a tomada de decisão do público-alvo.
Neste livro, o autor compartilha um pouco dessa técnica, aperfeiçoada por meio de observações e escritas para a web. Desde criar títulos persuasivos a escrever um call to action capaz de converter até o mais cético dos leitores, cada tópico foi pensado para solucionar possíveis dificuldades na hora de produzir textos para sites, blogs, portais e redes sociais.
Isso é Marketing: para Ser Visto É Preciso Aprender a Enxergar
Embora não seja especificamente voltada para o marketing de conteúdo, esta é uma obra fundamental para entender o assunto. Isso porque seu autor é o guru norte-americano Seth Godin, fundador de uma das primeiras companhias de marketing online, a Yoyodyne (depois vendida ao Yahoo), e também da plataforma de criação de webpages Squidoo.
No centro de sua abordagem, está uma ideia simples, porém brilhante: “os profissionais de marketing não usam os consumidores para resolver o problema da empresa; eles usam o marketing para resolver os problemas de outras pessoas”. Partindo desse princípio, o livro tem como foco a humanização do marketing, mostrando como as empresas podem construir uma relação de confiança com os consumidores, e dando a eles as ferramentas necessárias para que alcancem seus objetivos.
Para tanto, o autor mostra como as marcas podem enxergar as pessoas que desejam influenciar, não considerando-as apenas números. Os conceitos que Godin adotou em toda a sua carreira acabaram definindo os pilares do que hoje conhecemos como marketing de conteúdo.
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