O que é (e como produzir) conteúdo evergreen

Ao criar conteúdo evergreen, os leitores vão perceber que seu site é uma fonte confiável de informação

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Por DANIEL SANES
10/06/2024

Uma estratégia robusta de marketing de conteúdo com certeza inclui pautas “do momento” ou datadas. Mas, além dos posts rápidos, também é preciso produzir conteúdo atemporal – conteúdo evergreen, no jargão do marketing.

A seguir, vamos entender melhor esse conceito.

O que é conteúdo evergreen

Literalmente, “evergreen” significa “sempre verde”. No sentido de conteúdo, a tradução mais adequada é perene ou atemporal. É aquele texto que você encontra após uma pesquisa no Google e, mesmo tendo sido escrito há três anos, por exemplo, ainda contém informações valiosas. O tema permanece relevante, assim como a abordagem.

Motivos para investir em conteúdo evergreen

  • Ao criar conteúdo evergreen sobre um determinado assunto, os leitores verão seu site como uma fonte confiável de informações;
  • A autoridade da marca também é um dos principais critérios do Google para calcular o ranking das páginas e ordená-las nos resultados de busca;
  • O conteúdo tende a atrair tráfego orgânico nos mecanismos de busca por um período prolongado, o que pode melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa ao longo do tempo;
  • Se o conteúdo for bem embasado, outras páginas poderão referenciá-lo, gerando links para a sua;
  • Embora exija um investimento inicial para sua criação, o conteúdo evergreen tende a ter retorno sobre o investimento mais alto a longo prazo, pois continua a gerar tráfego e engajamento sem a necessidade de muitas atualizações;
  • Como não é perecível, esse conteúdo pode ser facilmente adaptado para boletins informativos, e-books e outros materiais, aumentando ainda mais sua utilidade e valor.

Exemplos de conteúdo evergreen

Para entender melhor do que estamos falando, que tal alguns exemplos práticos? Aqui mesmo, no blog da República, temos diversos conteúdos evergreen.

Um deles é o texto 4 mestres que vão destravar o seu texto. Foi escrito em 16 de novembro de 2023, mas não fará diferença se você o ler hoje ou daqui a cinco anos. Isso porque ele traz dicas sobre como escrever melhor, inspiradas nos estilos de quatro mestres atemporais: Graciliano Ramos, Jorge Amado, Guimarães Rosa e Chico Buarque.

Angústia, o livro de Graciliano citado no texto, é usado para mostrar que é possível fazer um texto primoroso com o mínimo do que o escritor alagoano chamava de “gorduras desnecessárias”, como advérbios e adjetivos.

Como a concisão ainda é uma característica importante na escrita, a menção a uma obra de 1936 não faz o artigo perder a relevância – pelo contrário, só comprova que ele é um conteúdo evergreen.

Outro caso semelhante é 7 documentários poderosos sobre jornalismo, no qual os jornalistas da República indicam filmes que revelam os bastidores da notícia. Nesse post, percebemos um recurso muito comum em conteúdos evergreen: a atualização.

O texto foi escrito em 9 de fevereiro de 2018, mas o conteúdo recebeu um update em 1° de junho de 2023. Um leitor atento perceberá que pelo menos três das obras citadas são posteriores à data do post original – o que indica que a inclusão desses filmes foi o motivo da mudança.

Com pequenos ajustes, o post segue atualizado e útil para quem busca conhecer documentários sobre jornalismo.

Utilizamos aqui duas listas, mas há outros tipos de posts que mantêm sua utilidade ao longo do tempo. A seguir, falaremos sobre isso e daremos mais dicas para produzir conteúdo evergreen.

5 dicas para produzir conteúdo evergreen

Defina tema e formato

Você já deve ter percebido, pelos exemplos acima, que a dica número 1 para produzir um conteúdo evergreen é bastante óbvia: selecionar assuntos que não tenham data de validade – e, claro, que sejam de interesse do seu público-alvo.

A partir disso, você deve definir o formato. Além das listas, os mais comuns são guias de instruções, tutoriais, análises de conceitos fundamentais e informações históricas ou teóricas que não mudam com frequência.

Pesquise palavras-chave

Faça uma pesquisa para identificar termos e frases que as pessoas procuram consistentemente ao longo do tempo. Escolher as palavras-chaves corretas ajuda a otimizar o SEO do seu conteúdo e a garantir que ele seja descoberto pelo público por um longo período.

Forneça informações abrangentes

Ao definir um tema, certifique-se de cobrir os principais aspectos que o envolvem. Isso não só aumenta a utilidade do conteúdo como também reduz a necessidade de atualizações recorrentes.

Mas não esqueça: mesmo um conteúdo evergreen pode exigir uma revisão de vez em quando. Ao fazer esses ajustes, procure preservar a essência atemporal do post.

Linguagem atemporal

Evite referências a eventos e datas que possam tornar seu texto datado. Não dá para falar em um congresso que “vai acontecer na semana que vem” ou dizer que uma celebridade morreu “no mês passado”, por exemplo.

Esse tipo de informação é relevante para conteúdos mais efêmeros, o que não é o caso. Se for estritamente necessário fazer essas menções, coloque a data precisa dos acontecimentos.

Concentre-se em problemas e soluções

Como já falamos, um conteúdo evergreen eficiente é aquele que consegue criar autoridade para a marca. Para isso, deve dar dicas e soluções práticas para os problemas mais comuns de seu público-alvo.

No blog da República, os posts buscam oferecer insights para quem trabalha com marketing de conteúdo, ao mesmo tempo que mostram diversas facetas do nosso trabalho.