Agenda: os principais eventos de marketing de conteúdo [2024]

Por LEONARDO PUJOL
30/01/2024 (Atualizado em 16/04/2024)

O marketing está mudando mais rápido do que nunca. O que nos leva a acreditar que 2024 será um grande ano para os eventos que tratarem de marketing de conteúdo.

Mais quais são os eventos de marketing de conteúdo para 2024?

Bem, fizemos uma lista com nossas indicações. Já participamos de quase todos os eventos que acontecem no BR – por isso, podemos falar em primeira mão sobre o valor e a qualidade deles.

Note que as conferências e summits aqui listados não são 100% focados em conteúdo. No entanto, todos dedicam boa parte de sua programação ao tema. (Se você souber de algum evento de marketing de conteúdo “imperdível” no Brasil que não está na lista, por favor escreva para mim!)

Considere também que, na ocasião deste post, nem todos os detalhes dos eventos estavam públicos. À medida que surgirem datas e novidades, atualizaremos este post do Blog da República. 

Eventos de marketing de conteúdo em 2024 no Brasil

Search Central Live Brasil 2024

De tempos em tempos, as equipes de Busca e de parcerias de Notícias do Google promovem um evento para profissionais de SEO, editores de portais de notícias, desenvolvedores, jornalistas e qualquer pessoa interessada em performance na internet. O próximo encontro será presencial no escritório da big tech, em São Paulo, e gratuito. Mas atenção: é preciso se inscrever – e torcer para estar entre os selecionados. As inscrições vão até 8 de fevereiro. O evento rola no dia 29 de fevereiro, às 9h. Saiba mais no blog do Google.

Gramado Summit 2024

Este evento é tão legal que a República – Agência de Conteúdo está entre as marcas expositoras! A Gramado Summit reúne algumas das melhores mentes das áreas de marketing, conteúdo e tecnologia. É o caso de Leonardo Pujol, editor-executivo e sócio da agência, confirmado como palestrante. Em 2024, a Gramado Summit acontece nos dias 12, 13 e 14 de abril em Gramado, na serra gaúcha.

Hotmart Fire 2024

Conhecida pela venda de conteúdo no formato de cursos digitais e ebooks, a Hotmart promove três dias de imersão no que chama de maior festival de marketing digital, empreendedorismo e inovação do País. O Hotmart Fire 2024 acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto em Belo Horizonte. Mais informações no site do evento

SEO Summit 2024

O SEO Summit é baita evento com foco em marketing orgânico. Os palestrantes abordam temas como branding, cases de sucesso, inteligência artificial, marketing de influência e tudo mais que possa otimizar a performance das empresas na internet. Na prática, está entre os melhores eventos para quem trabalha com marketing de conteúdo. Promovido pela Conversion, o SEO Summit é online e gratuito. Até a última atualização deste texto não havia informações no site do SEO Summit sobre a edição de 2024. No ano anterior, o evento aconteceu em setembro.

RD Summit 2024 

O RD Summit 2024 acontece nos dias 06, 07 e 08 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo. Explora temas como marketing, vendas e inovação. Apesar dos diferentes segmentos, uma parcela significativa da programação é dedicada a assuntos de interesse dos produtores de conteúdo. Mais informações sobre o RD Summit 2024 no site do evento.

RD Summit: atualização, networking e troca de experiências estão entre as vantagens de participar de um evento de marketing de conteúdo em 2024.

RD Summit: atualização, networking e troca de experiências estão entre as vantagens de participar de um evento de marketing de conteúdo em 2024.

Eventos no exterior

Alguns eventos que podem interessar nossa audiência acontecem majoritariamente nos EUA e incluem:

  • LeadsCon: focado especificamente em marketing de desempenho e conversão de… leads! Em 2024, acontece em Las Vegas, California (EUA), entre 08 e 10 de abril. Mais informações no site da LeadsCon 2024.
  • CEX – Content Entrepreneur Expo: para empreendedores de conteúdo interessados ​​em construir e expandir seus negócios de conteúdo sem depender das redes sociais. Acontece em Cleveland, Ohio (EUA) entre os dias 05 e 07 de maio de 2024. Mais informações no site da CEX 2024.
  • MozCon: conferência de marketing dedicada sobretudo a estratégias eficientes para SEO. Dias 03 a 04 de junho de 2024 em Seattle, Washington (EUA). Informações no site da MozCon 2024.
  • Inbound: trata-se de um (enorme) evento de marketing organizado pela Hubspot. Na verdade, é considerado um dos melhores encontros do setor. Datas: 18 a 20 de setembro de 2024. Local: Boston, Massachussets (EUA). Saiba mais no site do Inbound 2024.
  • Content Marketing World: um dos únicos eventos de marketing em 2024 que dedica 100% da agenda ao marketing de conteúdo. Acontece em San Diego, California (EUA), entre os dias 21 e 23 de outubro. Mais informações no site do Content Marketing World 2024.

A importância de participar de um evento de marketing de conteúdo em 2024

Atualização profissional, networking qualificado e troca de experiências: essas são as principais vantagens de participar de um evento de marketing de conteúdo em 2024.

Afinal, esses eventos geralmente contam com a presença de pensadores e palestrantes que estão fazendo acontecer – e que compartilham cases de sucesso, histórias inspiradoras e tendências do setor.

Além do mais, há uma alta chance de descobrir uma ferramenta que tornará seu trabalho mais fácil e passar algum tempo de qualidade com seu chefe ou colegas.

Dicas rápidas sobre eventos de marketing

Por fim, vale reforçar algumas dicas para que sua experiência em um evento de marketing de conteúdo em 2024 seja incrível. Confira:

  • Eventos e conferências de marketing oferecem a oportunidade de aprender e construir conexões no setor;
  • A inscrição antecipada em muitos dos eventos de marketing pode gerar descontos e outras vantagens;
  • Uma das melhores maneiras de descobrir se um evento é para você é conferir a programação do ano anterior e seus palestrantes;
  • Procure qualidade (nos palestrantes) e não quantidade (de pessoas) no evento.

Sobre a República – Agência de Conteúdo

O futuro é uma obra dos criativos, de quem sabe o valor da sua voz e domina a arte de expressá-la – de maneira clara e estratégica. Há 12 anos, a República se dedica a ajudar grandes marcas nessa missão. Produzimos conteúdos nativos com qualidade e relevância, pensados para promover uma conexão duradoura entre empresas e seus clientes. Seja para blogs, portais de notícias, newsletters, hotsites, relatórios, livros, revistas ou publicações personalizadas. Do branded content ao brand publishing. Tudo com o seu DNA. Tudo para que a sua marca alcance a visibilidade, a autoridade e a reputação que merece ter.

Quero a República no meu evento

Isso é muito possível! É só entrar em contato com a gente!

Escreva para contato@republicaconteudo.com.br.