Os prêmios que os jornalistas da República ganharam ao longo dos anos

01/06/2023

Nunca disfarçamos o orgulho que temos de nossos colaboradores e parceiros. E agora é que não vamos disfarçar, mesmo! Para quem não sabe, os jornalistas da República – Agência de Conteúdo ganharam vários prêmios de Jornalismo ao longo da última década. 🏆

Embora não seja uma ambição da empresa, os reconhecimentos são bastante significativos. Além de valorizar o profissional, os prêmios reforçam a vocação da República em produzir e editar conteúdo de qualidade.

Para colocar todos canecos e troféus na mesma galeria (ainda que virtualmente), fizemos esse blogpost. A seguir, conheça alguns prêmios e distinções entregues à República!

2023

Prêmio ABF Destaque Franchising José Lamônica de Jornalismo

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou em maio os vencedores do Prêmio ABF Destaque Franchising 2023. Na categoria que reconhece profissionais que exercem influência na divulgação do segmento na imprensa nacional, foram quatro distinções – uma delas vencida por dois jornalistas aqui da casa.

Leonardo Pujol e Daniel Sanes assinaram a reportagem “Franquias atravessam crise com parcerias, novos formatos e multicanalidade”, publicada no site da revista HSM Management em agosto de 2022. A matéria ficou em 1º lugar na subcategoria “Mídia Nacional – Digital”.

Saiba mais no site da ABF.

Leonardo Pujol e Daniel Sanes, da República – Agência de Conteúdo: vencedores do prêmio de jornalismo da ABF.

Leonardo Pujol e Daniel Sanes, da República – Agência de Conteúdo: vencedores do prêmio de jornalismo da ABF.

2022

Prêmio SAE Brasil de Jornalismo – Mercedes-Benz

A reportagem “A hora e a vez do carro elétrico”, escrita por Ricardo Lacerda e Leonardo Pujol, sócios da República, e Bruno Garattoni, editor da Superinteressante, recebeu menção honrosa no 16º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo – Mercedes-Benz. Trata-se de uma reportagem de capa que analisa a história, as vantagens e, em especial, os desafios da eletrificação dos carros – um caminho sem volta.

Saiba mais no site da SAE Brasil.

2018

Prêmio Estácio de Jornalismo

Um ano depois de a República assumir a produção editorial do portal Desafios da Educação, nossa equipe ficou entre os finalistas do Prêmio Estácio de Jornalismo 2018. Na ocasião, foram inscritas 334 reportagens, entre as quais 24 se classificaram para a final, concorrendo em nove categorias.

A série de reportagens do “Especial Censo EAD Brasil” concorreu na categoria Internet da modalidade nacional. Os textos são de autoria dos jornalistas Fernanda La Cruz, Leonardo Pujol, Ricardo Lacerda e Robson Pandolfi.

Saiba mais no portal Desafios da Educação.

2017

Prêmio MTG de Jornalismo

Em 2016, a República produziu em parceria com a agência Fronteira o caderno especial do Acampamento Farroupilha, publicado pelo jornal Zero Hora. O projeto venceu a categoria caderno especial do Prêmio MTG de Jornalismo 2017. A reportagem principal abordou o legado da cultura afro-gaúcha na conjuntura histórica do Rio Grande do Sul – e, claro, na cena tradicionalista regional.

Saiba mais no portal Coletiva.net.

2015

Prêmio CNI de Jornalismo – categoria Região Sul

Com a reportagem “A vida depois da crise”, publicada na Revista AMANHÃ, a República saiu vencedora na categoria Destaque Regional Sul do Prêmio CNI de Jornalismo 2015. Publicada em novembro de 2014, a reportagem é assinada pelos jornalistas Emanuel Neves, Ricardo Lacerda e Andreas Müller.

Além da matéria vencedora, a República concorreu com outra indicação na mesma categoria: a reportagem “O que está por trás do sucesso”, assinada pelos jornalistas Ricardo Lacerda e Robson Pandolfi (na foto, à direita), veiculada em outubro de 2014.

Saiba mais no site da Revista AMANHÃ.

Ricardo Lacerda e Robson Pandolfi, no prêmio CNI.

Ricardo Lacerda e Robson Pandolfi, no prêmio CNI.

Prêmio Corecon/RS de Jornalismo 

O Conselho Regional de Economia do RS concedeu, à mesma reportagem vencedora do CNI, o 3º lugar no Prêmio Corecon/RS de Reportagem de Economia 2015, na categoria Mídia Impressa.

2014

Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo

Em cerimônia realizada em Curitiba (PR), a Revista AMANHÃ conquistou três troféus na primeira edição do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo. E dois deles foram para a série de reportagens “Especial Exportação – Do Sul para o Mundo”, produzida pelo time da República.

Com 38 páginas, o trabalho assinado por Ricardo Lacerda, Robson Pandolfi, Leonardo Pujol, Pedro Henrique Tavares, Emanuel Neves e Andreas Müller foi campeão da categoria Jornalismo Impresso e levou, ainda, o Grande Prêmio Heitor Stockler de França, dado ao melhor trabalho entre os finalistas de todas as categorias.

Saiba mais no portal Coletiva.net.

2013

Prêmio Corecon/RS de Jornalismo

O Conselho Regional de Economia do RS concedeu aos jornalistas Andreas Müller e Ricardo Lacerda o Prêmio de Reportagem em Economia na categoria Mídia Impressa e Online pelo especial “Rio Grande Sustentável”, um especial do projeto Cenários de AMANHÃ, da Revista AMANHÃ.

Conte com o time campeão da República! Clique aqui para agendar uma conversa rápida e descobrir como nossos jornalistas podem apoiar sua empresa, marca ou veículo de comunicação!