Por RAQUEL OLIVEIRA
18/08/2023
Grandes marcas de sucesso, como Coca-Cola, Nike, Apple e Google, têm muita coisa em comum – o que vai além de produtos icônicos e muito desejados. Uma das chaves para o impacto estrondoso dessas empresas está na compreensão profunda do seu público.
Lembra do diálogo entre Alice e o Gato Cheshire (Gato Risonho), no clássico “Alice no País das maravilhas“?
Alice perguntou: “Gato Cheshire, pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?”
“Isso depende muito do lugar para onde você quer ir”, respondeu o Gato.
“Eu não sei para onde ir!”, Alice retrucou.
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, concluiu o Gato.
É exatamente assim que acontece na comunicação. Uma marca que não explora a fundo os conceitos de público-alvo e persona corre o risco de criar estratégias pouco assertivas. O resultado pode ser frustrante. Isso porque a segmentação não está sendo feita da maneira correta. Por esse motivo que campanhas, mesmo que geniais, não vendem.
Público-alvo e persona podem ser definições novas para você?
Continue lendo o post, compreenda as diferenças entre os conceitos e saiba como eles podem ser aplicados na prática. Vale lembrar que que existem outras estratégias de marketing e comunicação que devem estar atreladas a essas ferramentas.
Definição de público-alvo
A definição do público-alvo pode ser entendida como uma visão panorâmica do seu cliente final. É a análise de características gerais, como idade, escolaridade, gênero e localização. Isso ajuda você a conhecer um pouco sobre a pessoa com quem está falando, mas não revela os detalhes mais profundos da vida dela.
Público-alvo: exemplo prático
Digamos que o cliente da agência seja uma academia de alto padrão, localizada na zona sul de São Paulo, com um público feminino muito fiel.
Certamente, quem frequenta o local não são adolescentes que estão entrando no mercado de trabalho ou ainda não possuem renda, certo?
Então, ao delimitar seu público-alvo, entenda que as ações de marketing e comunicação precisam cativar mulheres de 25 a 45 anos, casadas, mães, com ensino superior completo, empreendedoras, residentes em Porto Alegre e com renda mensal que varia entre R$ 10 mil e R$ 25 mil.
P.s.: Esse é apenas um exemplo. O mesmo perfil de academia pode identificar outras características em seu público-alvo.
Definição de persona
A persona tem outra abordagem. É como uma obra de arte esculpida em detalhe e precisão. Ela representa um perfil semifictício do cliente – baseado em informações reais, específicas e detalhadas do cliente ideal, com um leve toque de imaginação.
É como criar um personagem para um filme: você conhece seus gostos, motivações e até suas histórias pessoais. A persona humaniza seu público-alvo e fornece uma identidade palpável.
Persona: exemplo prático
Roberta, 35 anos, é nutricionista e CEO da marca Bens da Terra. Ela oferece uma linha de lanches saudáveis para mulheres que desejam ter uma alimentação não industrializada para viver com mais qualidade. Mãe do Bento, de 3 anos, é casada com o Luís, um médico cardiologista.
Eles moram na zona sul de São Paulo. Nas horas livres, Roberta caminha no parque Ibirapuera e gosta de ir ao cinema com a família. Sua maior dificuldade é encontrar um local para praticar exercícios físicos que tenha um espaço seguro para que seu filho a acompanhe e, ainda, ofereça refeições rápidas e saudáveis.
Diferenças evidentes
Como podemos ver, público-alvo e persona não são sinônimos. A diferença entre eles está no quão profundo é o conhecimento que a empresa tem sobre clientes e leads. Enquanto o público-alvo é composto por dados gerais e definições amplas, a persona reúne informações reais, específicas e detalhadas do cliente ideal.
Entender essas diferenças é vital na hora de construir uma estratégia consistente de marketing e comunicação.