Caminhos para potencializar a presença digital da sua empresa

Por RICARDO LACERDA
03/07/2023

Recentemente, a equipe do blog da B.done entrou em contato conosco com um pedido de entrevista. Você pode ler a íntegra do conteúdo aqui no link. Mas acho que também vale compartilhar alguns trechos dessa conversa aqui no blog da República. Até porque, quanto mais falarmos sobre como potencializar a presença digital de uma marca ou empresa, melhor.

Um dos pontos que destaquei foi o resultado da Opinion Box Consumer Trends 2023. A pesquisa mostra que 69% das pessoas gostam quando as marcas se comportam como pessoas nas redes sociais. É a chamada humanização da marca, marcada por empatia e inspiração. Como resultado, a empresa obtém alcance e engajamento maior – o que ajuda a rede social a distribuir a publicação para mais pessoas.

O estudo também aponta que essas pessoas preferem comprar de quem já ofereceu uma experiência personalizada. Ou seja, a comunicação “por atacado” perde força nesse contexto. É necessário investir em estratégias de personalização para realmente criar uma conexão com os leads e clientes.

E como fazer isso? Bem, as redes sociais continuam em crescente preferência. Aqui, destacamos os conteúdos com formatos em vídeo, caso do Reels do Instagram, do TikTok e do Shorts, do YouTube. Os podcasts também ocupam um território importante. 

As vantagens comerciais de potencializar a presença digital de uma marca ou empresa são grandes demais para serem ignoradas. Crédito: Freepik.


Mas não devemos esquecer do conteúdo textual. Mesmo que a geração Z esteja utilizando o TikTok para fazer pesquisas na internet, o Google detém nada menos que 93% desse mercado. Do total, 63,3% são buscas informacionais.

Ou seja: a cada dez pessoas que fazem uma busca no Google no Brasil, seis pesquisam informações. Daí a importância de se manter um blog atualizado. Quando os clientes e consumidores pesquisam na internet pelo seu serviço ou produto, o ideal é que eles encontrem as suas informações – antes das informações da concorrência.

Os dados mencionados acima são do estudo State of Search 2023, da Semrush – que, aliás, está entre as melhores ferramentas para turbinar a criação de conteúdo. Entre as funcionalidades mais relevantes, está a identificação de palavras-chave relevantes para o negócio, a análise do desempenho da concorrência em termos de tráfego orgânico e pago e o rastreamento das posições das páginas nos resultados de pesquisa.

As vantagens comerciais de potencializar a presença digital de uma marca ou empresa são grandes demais para serem ignoradas. Deixe-nos ajudá-lo a otimizar sua estratégia de marketing de conteúdo. É só me mandar uma mensagem no WhatsApp.