República: 10 anos contando histórias

10 anos da República: boa parte dos profissionais que passaram pela agência – reunidos em festa. Crédito: Brayan Martins.


1° de abril de 2022.

Há exatos 10 anos, três jovens imberbes e idealistas sonharam em construir uma “República de jornalistas”. Um lugar feito de letras e afetos, que distribuísse som e fúria em forma de laudas e acolhesse a todos que militam ou ensaiam ingressar no sacro ofício preconizado por Gutemberg. E foi assim, entre cafeterias e bares de Porto Alegre, que Ricardo Lacerda, Andreas Müller e José Francisco Botelho fundaram a República – Agência de Conteúdo.

Milhares de páginas irrompem a década. São 10 longos anos de um esforço coletivo que se traduz em reportagens, revistas, livros, posts e estratégias envolvendo a arte de lavrar texto. Mas não é só isso. A família República cresceu muito nesses 10 anos, e também se adaptou. A saudade do Robson Pandolfi é uma constante. O Andy e o Chico dão as caras de vez em quando, enquanto a barca é conduzida pelos jornalistas Emanuel Neves, Leonardo Pujol e o decano Lacerda.

A contação da história da República continua sendo lavrada dia após dia por inúmeros autores. Obrigado a quem passou por aqui, a quem passará por aqui e, especialmente, a quem aqui está.

Com gratidão.

CONFIRA MAIS SOBRE OS 10 ANOS DA REPÚBLICA