Bloomberg: “Revistas impressas tiveram um renascimento em 2024”

06/11/2024

Uma pequena nota, no site da Bloomberg Businessweek, abriu um sorriso no rosto dos publishers (e dos jornalistas da República). A chamada diz que as revistas impressas tiveram um renascimento em 2024 com leitores de alto nível.

Na prática, a matéria reforça o que falamos há tempos: revista é produto premium. A seguir, você confere a nota assinada pela jornalista Amanda Mull, em 24 de outubro de 2024:

Revistas impressas tiveram um renascimento em 2024 com leitores de alto nível

Eu adoraria dizer que os relatos sobre a morte da mídia impressa foram muito exagerados, mas a verdade é um pouco mais complicada. Muitas das publicações que lotavam bancas e caixas de correio há 20 anos realmente fecharam completamente, e quase todas as outras mudaram seus modelos de negócios à medida que leitores e verbas publicitárias migraram para o online, geralmente reduzindo sua frequência de publicação ou se tornando totalmente digitais.

A Condé Nast, que já foi a editora de revistas mais poderosa do mundo e lar de mais de duas dúzias de publicações impressas em seu auge, “não é mais uma empresa de revistas“, de acordo com uma declaração de 2022 de seu diretor executivo, Roger Lynch. Agora, ela imprime apenas 13 títulos em todo o mundo. 

Banca de revistas. Crédito: Flickr/Delmo Dela Cruz.

Banca: as revistas tiveram um renascimento em 2024, segundo a Bloomberg. Foto: Flickr/Delmo Dela Cruz.


As mudanças, é claro, também ocorreram na revista que você está lendo no momento: a Bloomberg Businessweek publica todos os dias online e, em julho, relançamos uma edição impressa mensal após 94 anos como semanal.

O antigo modelo de impressão certamente se foi, junto com os números de circulação massivos e a ubiquidade cultural que o formato desfrutava antes que a internet derrubasse a mídia e nos deixasse com fofocas de fila de caixa de supermercado e “bookazines” de receitas com baixo teor de carboidratos.

Mas uma oportunidade permanece para revistas – e algumas editoras e marcas parecem estar descobrindo isso. Vários títulos em todos os gêneros, incluindo Field & Stream, Nylon, Saveur, Sports Illustrated e Vice, se comprometeram a reiniciar seus produtos físicos anteriormente abandonados em 2024.

Pequenas publicações independentes voltadas para a impressão, como Apartamento, Bitter Southerner, TheDrift e HommeGirls, continuam a ganhar espaço em seus respectivos nichos, e dezenas de novatos impressos se juntaram a elas todos os anos desde o início da pandemia. 


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