Por RICARDO LACERDA
1°/08/2025
As publicações analógicas estão ganhando um novo significado. E é fácil entender os motivos. O renascimento das revistas impressas é impulsionado pela experiência sensorial, combinada a uma busca por maior qualidade na informação.
A seguir, confira 20 razões para investir em uma revista (com dados atualizados):
- 62% dos leitores preferem revistas físicas para conteúdos aprofundados, como reportagens longas e fotografia (Two Sides 2023 Global Report).
- 87% dos leitores acreditam que revistas em papel sustentável são ambientalmente aceitáveis (Two Sides 2023).
- 76% dos millennials afirmam que se lembram melhor de anúncios em revistas impressas do que em digitais (MarketingSherpa).
- Anúncios em revistas impressas têm 30% mais recall que os mesmos anúncios em formato digital (Journal of Advertising Research).
- Taxa de engajamento de anúncios impressos é 2,5x maior que em banners digitais (Tempo Analytics).
- 72% dos consumidores se lembram melhor de anúncios em revistas impressas vs. 44% em anúncios digitais (Temple University, 2020).
- A taxa de cliques (CTR) de anúncios digitais é de 0,1% a 0,3%, enquanto anúncios em revistas têm retenção de 70%+ (MMA Global).
- Anúncios em jornais de bairro aumentam em até 30% o reconhecimento de pequenos negócios (Local Media Association, 2023).
- 70% dos leitores de jornais de bairro retêm a publicação em casa por até 4 semanas (Alliance for Audited Media).
- Anúncios locais têm taxa de recall 50% maior do que anúncios online genéricos (Nielsen, 2022).
- 53% dos consumidores consideram revistas impressas mais confiáveis que mídias sociais (Nielsen).
- Leitores gastam 34% mais tempo com revistas físicas do que com versões digitais (Nielsen, 2021).
- O tempo de exposição é maior: leitores passam +43 minutos com uma revista impressa, contra 2-5 minutos em conteúdo digital médio (MRI-Simmons).
- Revistas físicas têm maior valor percebido: 70% dos leitores estão dispostos a pagar mais por uma edição impressa do que digital (Reuters Institute).
- 68% dos millennials e Gen Z afirmam que valorizam produtos físicos em meio à saturação digital (JWT Intelligence, 2023).
- Revistas corporativas são usadas por 68% das grandes empresas para fortalecer imagem institucional (Content Marketing Institute).
- Empresas que usam revistas corporativas têm 25% mais retenção de clientes (Forrester Research).
- Revistas impressas são associadas a momentos de descontração: 64% dos leitores as consomem em momentos de relaxamento – cama, sofá, viagens (Tampa Research).
- 58% dos consumidores afirmam sentir “cansaço de telas” e buscam opções offline (Deloitte Digital Media Trends).
- Tendência de slow journalism: publicações como Delayed Gratification(que só lança edições trimestrais) crescem 12% ao ano, mostrando demanda por conteúdo durável.
Qualidade editorial é diferencial para revistas customizadas
A República – Agência de Conteúdo foi criada em 2012 por um grupo de jornalistas experientes na produção de revistas. Esses profissionais se destacam pela qualidade editorial, capacidade analítica e olhar diferenciado ao conteúdo (texto e design).
Além de escrever e editar conteúdo em revistas da imprensa tradicional, como Superinteressante, VC S/A, piauí, HSM Management e MIT Sloan Review Brasil, os jornalistas da República produzem revistas customizadas para empresas.
A seguir, clique nos links para conhecer empresas e organizações que confiam ou já confiaram revistas customizadas à República.
- PUCRS | Revista PUCRS – Publicação semestral para fortalecer a relação da universidade com a comunidade acadêmica.
- ADVB RS | Prêmio Exportação RS – Revista anual com novidades e cases premiados do setor exportador no Sul do Brasil.
- Fernandes Machado Business Law | Business Talks – Revista semestral impressa, digital e independente, inspirada no conceito de think tank – em que o foco é gerar valor a empresários do RS através da difusão de conhecimento.
- Gomining | Revista Gomining – Revista especializada na aplicação de Inteligência Artificial (IA) na educação.
- Tramontina | Revista Concept – Sobre design, tendência e comportamento, desenvolvida para a marca Tramontina Design Collection (imagem abaixo).
- Movimento Brasil Competitivo (MBC) | Brasil+ – Revista anual sobre boas práticas de competitividade, governança e gestão pública.
- Grupo VOTO | VOTO – Publicação aplicada à política e gestão publica, fundada em 2004.
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