04/02/2025
Com mais de 90 anos de história, tornando-se uma das revistas mais influentes e irreverentes do Jornalismo, a Esquire está chegando no Brasil em março de 2025. A informação, que já circulava desde o ano passado, foi confirmada nesta manhã através de um post no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
A Esquire foi uma das revistas que ajudaram a consolidar o New Journalism. À semelhança das revistas The Atlantic Monthly e The New Yorker, a publicação americana permitiu que seus jornalistas e escritores levassem técnicas narrativas da ficção para o jornalismo, tornando as reportagens mais envolventes e detalhadas – um estilo conhecido também como jornalismo literário ou jornalismo narrativo. Foi na Esquire que Tom Wolfe, Gay Talese, Norman Mailer e Joan Didion publicaram algumas de suas histórias icónicas.
Também foi nela que a ficção americana ganhou impulso. Os clássicos O Velho e o Mar e O Apanhador no Campo de Centeio, de Ernest Hemingway e J.D. Salinger, respectivamente, foram publicados primeiro em suas páginas. A revista também ficou famosa pelas capas provocativas – nos anos 1960, havia certo frisson entre os americanos para saber qual seria a próxima capa da revista – e seu olhar atento sobre comportamento, política, moda e cultura pop.

Uma das revistas mais influentes e irreverentes do Jornalismo mundial, a Esquire está chegando no Brasil em março de 2025.
O Brasil será o 20° país onde Esquire estará presente, a exemplo de Inglaterra, Japão e México. Como nesses e em outros países, o público masculino AA é o principal alvo da Esquire.
A chegada da revista no Brasil é liderada por Luciano Ribeiro, publicitário e jornalista experiente no mundo da moda. Mesmo na era digital, segundo ele, o impresso ainda é um formato relevante. “No mercado de luxo, que é o foco da Esquire, eu continuo ouvindo das marcas que o impresso faz sentido. É o momento que o leitor para, fica offline e pode se debruçar no conteúdo e ter uma experiência muito maior do que só olhar o Instagram”, disse ele ao Brazil Journal.
Serão 6 edições por ano. Cada uma delas terá pelo menos 16 páginas exclusivas para grandes reportagens. Esse núcleo será dirigido por Plínio Fraga, editor que já atuou nas revistas Piauí e Época. A Esquire Brasil também poderá republicar reportagens veiculadas nos outros países. A primeira edição trará um perfil do tenista Jannik Sinner, recentemente veiculado na Itália.
Espera-se que, além da versão impressa, a revista também aposte em eventos e canais digitais.