Descubra como a integração de práticas e relatórios ESG capacita as empresas a obterem uma vantagem competitiva na era da sustentabilidade
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Por RODRIGO OLIVEIRA
15/05/2024
O que as organizações devem fazer para manter a confiança dos investidores e criar valor a longo prazo? Não há uma solução única. Mas a adoção do Relato Integrado (RI) é um caminho promissor.
Lançado em 2013, o modelo do International Integrated Reporting Council (IIRC) desafia a forma como empresas e acionistas lidam com a gestão e alocação de recursos. Desde então, o Relato Integrado foi incorporado por mais de 2.500 empresas em 70 países.
A razão é simples: nenhum outro framework possibilita uma visão tão completa da cadeia de valor de uma companhia.
O Brasil, aliás, é o primeiro no mundo a estabelecer regras que exigem que as empresas prestem contas não apenas de seus resultados financeiros, mas também de seus compromissos e metas futuras.
Em 2023, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) lançou uma resolução que obriga as companhias de capital aberto a publicarem relatórios de sustentabilidade a partir de 2026. Esse é mais um motivo para aderir ao protocolo internacional do Relato Integrado, considerado um dos melhores processos de reporte para promover a transparência e a compreensão dos impactos da empresa.
Os objetivos do Relato Integrado
O processo de elaboração do RI tem como objetivo:
- Aprimorar a qualidade da informação fornecida aos investidores, visando uma alocação de capital mais eficiente;
- Estabelecer uma abordagem coesa e eficaz para os relatórios corporativos, fazendo um trabalho de integração das diversas perspectivas e comunicando todos os fatores que impactam materialmente a capacidade de uma organização de criar valor ao longo do tempo;
- Reforçar a responsabilidade e a gestão de uma ampla gama de capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, de relacionamento e natural) — e promover a compreensão de suas interdependências;
- Apoiar o pensamento integrado, a tomada de decisões e ações direcionadas à criação de valor no curto, médio e longo prazo.
Mas por que o RI é tão importante? Você já vai entender.
Como o RI gera valor
Não muito tempo atrás, uma empresa poderia entregar o seu produto ou serviço, publicar um relatório anual, distribuir dividendos e ser considerada uma organização modelo. Não é mais assim.
Segundo estudo da consultoria PwC, três em cada quatro entrevistados consideram a gestão dos riscos e oportunidades de sustentabilidade um fator relevante em suas decisões de investimento.
Indo além dos modelos tradicionais, formados por demonstrações de resultados, balanços patrimoniais e fluxos de caixa, o relato integrado inclui outros aspectos de valor, como sustentabilidade ambiental e social, em total sinergia com as ações ESG (sigla para Environmental, Social and corporate Governance, que pode ser interpretado como melhores práticas ambientais, sociais e de governança).
O trunfo do Relato Integrado, no entanto, reside justamente em colocar a performance econômica e os compromissos futuros no mesmo patamar.
Mas atenção: o excesso de informações pode tornar o documento complexo, trazendo uma barreira a mais para a análise de dados e tomada de decisão.
Um bom relatório é aquele que permite uma rápida compreensão com base nas informações fornecidas. É preciso ir direto ao ponto.
São essas as qualidades que a República procura imprimir em cada relatório anual integrado confiado por seus clientes e parceiros.
Como fazer um Relato Integrado
Em um mundo cada vez mais complexo e volátil, a República tem contribuído para aprimorar a qualidade e a profundidade das informações disponibilizadas aos provedores de capital financeiro.
“Nosso objetivo é garantir que cada relato integrado reflita verdadeiramente a essência da empresa e suas aspirações futuras”, sustenta Ricardo Lacerda, fundador da República.
A agência é quem coordena a edição dos relatórios anuais da Bem Promotora, uma das principais empresas de crédito consignado no Brasil [veja aqui].
A agência também apoia o processo de reporte corporativo da Irani, referência nacional em papel e embalagem. Seu trabalho consiste em depurar dezenas de páginas de informações relacionadas ao risco, desempenho e valor da companhia [veja aqui].
As informações são reunidas pela equipe da Irani e delegadas à República. “Nosso trabalho é melhorar a apresentação do conteúdo, deixá-lo mais conciso e palatável, sem omitir nenhum detalhe importante”, explica Lacerda.
Depois de concluído, o relatório passa por uma etapa de revisão interna. Uma vez aprovado, é submetido ao exame de uma auditoria independente.
O intuito é verificar:
1) se o material está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU;
2) se está em conformidade com as diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative);
3) e se as informações financeiras apresentadas são reais e confiáveis.
Para Bruna Pozzan, coordenadora de marketing e inteligência de mercado da Irani Papel e Embalagem, a parceria com a República é sinônimo de atenção aos detalhes. “Em todas as nossas experiências, sempre recebemos um trabalho de alta qualidade, feito com cuidado e dedicação”, destaca.
Além da Irani, a República também revisou e editou o relatório da catarinense Habitasul, referente ao ano de 2021. A colaboração resultou em um documento abrangente e impactante, que destaca os esforços da companhia em direção à sustentabilidade e seu compromisso com práticas responsáveis [veja aqui].
A estratégia para melhorar os relatórios corporativos
Ao revisar um Relato Integrado, é essencial reconhecer se todas as informações estão devidamente apresentadas. Imprecisões ou lacunas podem afetar a visão estratégica e a avaliação justa do valor de mercado da empresa.
Alguns pontos importantes a considerar:
- Seus relatórios deixam perguntas importantes sem resposta para aqueles que acompanham o negócio.
- Informações cruciais se perdem em meio a históricos complexos e dados financeiros de curto prazo.
- Os relatórios não conseguem estabelecer uma visão estratégica clara do negócio.
- O valor de mercado da empresa não reflete de forma justa o negócio, pois informações importantes não foram devidamente consideradas nas avaliações.
- A imagem externa da sua empresa não corresponde à realidade de como ela é administrada.
Ao identificar dificuldades, a melhor solução é buscar ajuda especializada em uma empresa como a República. É só clicar aqui para agendar uma conversa!