Por LEONARDO PUJOL
13/01/2025
A Revista Hotéis publicou, no início do ano, um artigo com cenários e tendências para o mercado hoteleiro em 2025. Assinado por consultor especializado em hotelaria, o texto oferece dicas que ressaltam, entre outras coisas, a importância de fortalecer a presença digital e o marketing de conteúdo.
O artigo defende que hotéis, resorts e empreendimentos do setor precisam manter uma estratégia ativa de redes sociais e investir em conteúdo relevante, como fotos, vídeos, influenciadores e blogposts. Esse esforço de marketing tende a atrair e engajar potenciais hóspedes.

Trisara Hotel em Phuket, Tailândia: marketing de conteúdo é estratégico para setor hoteleiro. Foto: divulgação.
A seguir, vamos explicar por que fotos, vídeos, influenciadores e blogposts são tão estratégicos para o marketing no setor hoteleiro.
Blog para o hotel: vale a pena?
A resposta é sim! Mesmo na era dos vídeos e das redes sociais, ter um blog ativo é uma das estratégias de marketing mais eficazes para hotéis, resorts e outros empreendimentos. Sobretudo porque os blogs aumentam a visibilidade do negócio na internet.
Considere que a maioria dos seus potenciais clientes pesquisam opções de hospedagem e destinos na internet. Quando eles dão um Google sobre o seu serviço, o ideal é que o seu site apareça nos primeiros resultados. Ao atrair visitantes diretamente para o site, o hotel pode influenciar decisões, reforçar a marca e aumentar as reservas diretas – reduzindo a dependência de OTAs (Online Travel Agencies, como Booking e Trivago) e economizando nas comissões.
Isso tudo tende a acontecer quando a empresa tem uma estratégia consistente de conteúdo. Quanto maior a quantidade blogposts no ar, maior é a chance do seu hotel aparecer nos resultados de busca.
No setor hoteleiro, a pauta dos blogposts podem incluir os diferenciais do hotel, como localização, serviços e experiências, bem como dicas de passeios na região, informações históricas, guias de viagem e histórias inspiradoras.
Trabalhe com influenciadores para alcançar mais hóspedes
O artigo também sugere que o setor hoteleiro trabalhe com influenciadores e blogueiros de viagem para alcançar um público mais amplo.
Para isso, é importante que o influenciador corresponda às suas necessidades. Não seria sensato escolher um influenciador que não tenha correlação com seu serviço, mas isso também não significa que ele ou ela precisa ser uma combinação perfeita. Um hotel pode abordar uma variedade de influenciadores, desde blogueiros de viagem, gastronomia, estilo de vida e outros conectados ao seu público-alvo – perfis dedicados a crianças ou ao mercado de luxo, por exemplo.
Oferecer hospedagens gratuitas pode funcionar para os influenciadores falarem sobre seu hotel. Mas a maioria deles procura por compensação financeira, como salientam os especialistas do Marketing Insider Group. O que é perfeitamente compreensível – você trabalha de graça?
Então, antes mesmo de começar com o marketing de influenciadores, defina um orçamento – tanto o orçamento total quanto o valor que você está disposto a atribuir a cada influenciador.
Vídeos alavancam o marketing no mercado hoteleiro
Os vídeos continuam em alta no marketing. Afinal, eles alcançam nada menos que 99,63% da população brasileira – aponta o Inside Video 2024, estudo da Kantar IBOPE Media.
De acordo com o relatório O Estado do Marketing no Brasil, do Hubspot, o vídeo é o formato que gera maior retorno sobre o investimento (ROI, na sigla em inglês) para 21% das empresas entrevistadas.
O estudo também mostrou que 69% dos profissionais de marketing esperam gravar e publicar mais vídeos curtos como reels (Instagram), shorts (YouTube) e TikToks em 2025. “Esse tipo de conteúdo tem um grande potencial de engajamento e segmentação”, explicou Janiel Kempers, RP Digital e estrategista de influência ao portal Making Of.
Se você atua no setor hoteleiro, considere gravar vídeos como tours virtuais, que mostrem os quartos, áreas comuns, piscinas e restaurantes, bem como experiências locais, como cultura, passeios e eventos. Outras ideias incluem depoimento de hóspedes, bastidores da operação e momentos inspiradores – como pôr do sol na propriedade e momentos relaxantes.
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Primeira impressão é tudo: escolha bem as fotos na hora de divulgar seu hotel
“Uma imagem vale mais do que mil palavras.”
Esse é um baita clichê, não é? Mas também é a mais pura verdade. Além dos vídeos, as fotos também desempenham um papel decisivo na atração de hóspedes e na construção da reputação de um hotel ou resort.
A questão aqui não é só sobre imagens; é sobre histórias visuais que influenciam a percepção e a tomada de decisão. Fotos de alta qualidade geram confiança e ajudam o cliente a imaginar a experiência de estar lá.
A cama arrumada, uma vista de tirar o fôlego (tipo a que ilustra este post), uma mesa posta para o café da manhã, os detalhes das obras de arte que decoram o espaço, um detalhe da piscina, imagens áreas: capture momentos e locais que os hóspedes gostariam de viver e experimentar. Atenção ao enquadramento, à luz e à resolução das imagens.
Importante: mostre o hotel como ele realmente é, sem exageros que possam causar frustração. Assim como fotos ruins ou mal feitas, uma expectativa não atendida pode afastar atuais e potenciais clientes.
Ah, e considere investir em ambientes instagramáveis – pois eles contribuem para o marketing de influência a partir dos hóspedes.
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