3 anotações que fizemos durante a Semana Caldeira 2023

04/10/2023

Foi muito legal participarmos da Semana Caldeira 2023. Como membros da comunidade, nosso time recebeu acesso a mais de 40 atividades e palestras promovidas pelo Instituto Caldeira entre os dias 18 e 22 de setembro.

Apesar de não termos conseguido assistir todos os encontros, marcamos presença em alguns – que nos deixaram com a cabeça pensativa. 🤔

Squad de educação da República com Priscila Cruz: muitos insights na Semana Caldeira 2023.

Para compartilhar um pouco das nossas impressões, criamos esse post inspirado nas notas da equipe. 📝

A era do conteúdo

Ricardo Dias trabalhou por 18 anos na Ambev, onde liderou o marketing da maior cervejaria do mundo. Em 2021, criou a startup Adventures, Inc., focada em conectar grandes marcas a criadores de conteúdo – um mercado que, na opinião dele, estará sempre se reinventando.

Nunca houve tanto conteúdo disponível. Nesse imenso mar de entretenimento e informação, a atenção se tornou a maior moeda do marketing. Conquistá-la, no entanto, depende da construção de uma comunidade forte em torno de cada marca.

Nota: Como ser visto e desejado? Criando laços fortes por meio da chamada “Economia dos Criadores”. 

Seja um protagonista

A palestra do navegador Amyr Klink foi repleta de histórias e imagens de suas expedições na Antártida. Ele também contou como foi cruzar o Oceano Atlântico num barco a remo – e sozinho. Dica: a história é habilidosamente documentada no livro “Cem dias entre céu e mar”.

Após sair da África, e desembarcar com sucesso no Brasil, Klink se sentiu realizado por concluir a inédita travessia – após anos de planejamento, desejo e inúmeros conselhos para que não a fizesse.

Nota: Ser protagonista de um projeto próprio é uma das grandes belezas de empreender.

A educação do futuro  

Para Priscila Cruz, presidente-executiva da ONG Todos Pela Educação, o futuro não é a tecnologia. Não dá para substituir o professor por videoaula ou plataforma virtual. Na verdade, a tecnologia se parece mais com um copiloto, um suporte para o verdadeiro piloto da educação: o professor.

Durante a palestra na Semana Caldeira, Cruz defendeu a criação de ambientes comunitários de aprendizagem – com a vida real operando pela educação.

Nota: O futuro da educação é menos sobre tablet, e mais sobre a construção de comunidades fortes.

Confira outros eventos que participamos em 2023