Acreditamos que o bom jornalismo é um ativo indispensável para todos.
É indispensável para jornais, revistas e outros veículos de imprensa que encaram o desafio de produzir cada vez informação de qualidade sem abrir mão do controle de custos. É indispensável para empresas e marcas que buscam um discurso mais consistente para dialogar não só com clientes, mas com funcionários, fornecedores, acionistas e outros públicos. É indispensável, principalmente, para uma sociedade que precisa de ferramentas para transformar o excesso de informação em conhecimento relevante.
Criada em abril de 2012, a República – Agência de Conteúdo tem a missão de gerir e fortalecer esse ativo para seus clientes. Nossa vocação é produzir, refinar e editar conteúdos jornalísticos e editoriais, entregando-os prontos para o consumo do público final – seja por meio da imprensa, ações de marketing e comunicação corporativa. Atuamos na concepção e desenvolvimento de publicações, programas, roteiros e canais de mídia social e prestamos consultoria na elaboração de estratégias de comunicação empresarial. Sempre com o objetivo de gerar resultados que corroborem a crença de que o bom jornalismo é um ativo indispensável – mais do que nunca – para todos.
Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda é fundador e sócio da República. Desde 2013, escreve e edita reportagens e especiais para revistas como Superinteressante, HSM Management e 20/30. Foi editor das revistas Aplauso, Voto e Brasil+, editor e organizador dos livros “100 Marcas do RS” e “Canoas Inovadora”. Também coordena publicações estratégicas para parceiros como +A Educação, Secad e ADVB. É graduado em Jornalismo pela PUCRS, tem especialização em Relações Internacionais pela ESPM e já conquistou o primeiro lugar em prêmios como CNI e FIEP de Jornalismo Econômico.
Leonardo Pujol
Leonardo Pujol é sócio-diretor da República. Nos últimos anos produziu diversas reportagens para a BBC Brasil e às revistas Superinteressante, Piauí e HSM Management, além de editar o portal Desafios da Educação, conteúdos de marca e inbound marketing. Trabalhou no Jornal do Comércio, na TVE e foi voluntário da Abijcsud na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Bacharel em Jornalismo pela UniRitter, com MBA em Gestão Empresarial, ganhou seis prêmios desde a faculdade – entre eles FIEP de Jornalismo Econômico e Braskem de Jornalismo Ambiental.
Emanuel Neves
Emanuel Neves é sócio-diretor da República. Jornalista formado pela PUCRS, é pós-graduado em Marketing Esportivo pela Faculdade Senac e autor do livro “A Noite das Asas Vermelhas – Crônicas Coloradas”. Escreveu diversas reportagens para as revistas Superinteressante, HSM Management e Brasil +, entre outras publicações nacionais. Venceu o Prêmio CNI de Jornalismo 2015 – Regional Sul. Com mais de 10 anos de experiência na área de marketing, já elaborou estratégias de comunicação on e offline para clientes de diversos segmentos.
José Francisco Botelho
José Francisco Botelho é escritor, tradutor e jornalista. Escreve para revistas e jornais de circulação nacional. Doutorando em Letras pela UFRGS, é autor do livro “A árvore que falava aramaico” e tradutor de clássicos como “Contos da Cantuária”, de Geoffrey Chaucer, “Drácula”, de Bram Stoker, e “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare – este, 2° lugar do Prêmio Jabuti de 2017.
Larissa Pessi
Larissa Pessi é bacharel em Jornalismo pela UniRitter. Atua na redação de textos com SEO sobre saúde e educação, além de já ter escrito sobre tecnologia, exportação e gestão condominial. Colaborou com publicações institucionais e de imprensa, como a revista Superinteressante. Ainda tem experiência com gestão e produção de conteúdo para redes sociais na área da saúde, edição de textos, cobertura de eventos presenciais e virtuais, SAC social e produção e monitoramento de e-mail marketing.
Luiz Eduardo Kochhann
Luiz Eduardo Kochhann é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com ampla experiência cobrindo o setor de educação. No Jornal do Comércio, foi repórter de economia – onde escreveu sobre agronegócio, empreendedorismo, macroeconomia, franchising, mercado cervejeiro e editorial, entre outros. Tem experiência em redação, edição, assessoria de imprensa e produção de conteúdo para inbound marketing.
Danielly Oliveira
Danielly Oliveira nasceu em Alta Floresta D’Oeste, em Rondônia, e estuda Jornalismo no Centro Universitário Ritter do Reis (UniRitter). Tem experiência em redação, reportagem, fotografia, cobertura de eventos e produção de conteúdo para redes sociais. Em seu tempo livre, escreve para a agência experimental da faculdade e realiza trabalhos voluntários no setor de comunicação da igreja que frequenta.
Marinah Nogueira
Marinah Nogueira é estudante de Jornalismo na PUCRS. Tem experiência com produção e edição de conteúdo na área de finanças, saúde e comportamento. Seus interesses ainda incluem cultura latino-americana, política e literatura. Nascida em Belém (PA), mudou-se para Porto Alegre e depois para Buenos Aires, onde fez um ano de intercâmbio na Universidade Católica Argentina.
Bruna Schlisting
Bruna Schlisting Machado é jornalista em formação pela Unisinos. Já colaborou com a assessoria de comunicação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre (CMPA). Suas paixões incluem ouvir as pessoas e conhecer as histórias delas, voz, escrever, ler, poesia, política, sambão de raiz, música popular brasileira, mais música, fotografia e Maria Bethânia. Ela é formada em Direito, pós-graduada na área e advogada licenciada, mas gosta (mesmo) é de arte e comunicação.
Gabriella Bittencourt
Gabriella Bittencourt é jornalista pela PUCRS. Adora pautas ligadas ao ambiente digital, empreendedorismo e literatura. Estudante de Letras/Português e bolsista de IC pela PUCRS, participa de um Projeto de Pesquisa em Acervo ligado à memória do Teatro São Pedro. Tem experiência com marketing e estratégia de conteúdo para redes sociais, assessoria de imprensa, pesquisa em comunicação e neurolinguística. Possui afeição por projetos sociais e atualmente é voluntária da ONG Cataventus – Ação de Integração Social. Na República, colabora com a área de social media.
Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira é jornalista pela PUCRS, com especialização em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia. Trabalha com reportagem, produção de conteúdo, gestão e monitoramento de mídias sociais, comunicação interna e atendimento publicitário. Já colaborou com cadernos especiais publicados nos jornais Zero Hora e Pioneiro. Também desenvolveu conteúdos de marca para entidades e associações como Sebrae e ADVB.