Quem somos

Acreditamos que o bom jornalismo é um ativo indispensável para todos.

É indispensável para jornais, revistas e outros veículos de imprensa que encaram o desafio de produzir cada vez informação de qualidade sem abrir mão do controle de custos. É indispensável para empresas e marcas que buscam um discurso mais consistente para dialogar não só com clientes, mas com funcionários, fornecedores, acionistas e outros públicos. É indispensável, principalmente, para uma sociedade que precisa de ferramentas para transformar o excesso de informação em conhecimento relevante.

Criada em abril de 2012, a República – Agência de Conteúdo tem a missão de gerir e fortalecer esse ativo para seus clientes. Nossa vocação é produzir, refinar e editar conteúdos jornalísticos e editoriais, entregando-os prontos para o consumo do público final – seja por meio da imprensa, ações de marketing e comunicação corporativa. Atuamos na concepção e desenvolvimento de publicações, programas, roteiros e canais de mídia social e prestamos consultoria na elaboração de estratégias de comunicação empresarial. Sempre com o objetivo de gerar resultados que corroborem a crença de que o bom jornalismo é um ativo indispensável – mais do que nunca – para todos.

CONHEÇA A NOSSA EQUIPE 

Ricardo Lacerda é fundador e sócio da República. Desde 2013, escreve e edita reportagens e especiais para revistas como Superinteressante, HSM Management e 20/30. Foi editor das revistas Aplauso, Voto e Brasil+, editor e organizador dos livros “100 Marcas do RS” e “Canoas Inovadora”. Também coordena publicações estratégicas para parceiros como +A Educação e ADVB. É graduado em Jornalismo pela PUCRS, tem especialização em Relações Internacionais pela ESPM e já conquistou o primeiro lugar em prêmios como CNI e FIEP de Jornalismo Econômico.

Leonardo Pujol é sócio-diretor da República. Nos últimos anos produziu diversas reportagens para a BBC Brasil e às revistas Superinteressante, Piauí, HSM Management e MIT Sloan Review Brasil, além de editar o portal Desafios da Educação, conteúdos de marca e inbound marketing. Trabalhou no Jornal do Comércio, na TVE e foi voluntário da Abijcsud na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Bacharel em Jornalismo pela UniRitter, com MBA em Gestão Empresarial, ganhou seis prêmios desde a faculdade – entre eles FIEP de Jornalismo Econômico e Braskem de Jornalismo Ambiental.

Emanuel Neves é sócio-diretor da República. Jornalista formado pela PUCRS, é pós-graduado em Marketing Esportivo pela Faculdade Senac e autor do livro “A Noite das Asas Vermelhas – Crônicas Coloradas”. Escreveu diversas reportagens para as revistas Superinteressante, HSM Management e Brasil +, entre outras publicações nacionais. Venceu o Prêmio CNI de Jornalismo 2015 – Regional Sul. Com mais de 10 anos de experiência na área de marketing, já elaborou estratégias de comunicação on e offline para clientes de diversos segmentos.

José Francisco Botelho é escritor, tradutor e jornalista.

Juliano Guedes é designer e diretor de arte.

Larissa Pessi é jornalista, com experiência na redação de textos com SEO sobre temas como saúde e educação.

Luiz Eduardo Kochhann é jornalista, com ampla experiência cobrindo o setor de educação e economia.

Paulo César Teixeira é jornalista e escritor.

Rodrigo Oliveira é jornalista com especialização em Influência Digital: Conteúdo e Estratégia.

Renata Cardoso é jornalista, com experiência na área educacional, e mestre em Comunicação.

Raquel Oliveira é jornalista e líder da área de mídias sociais.

Juliana Coin é jornalista e mestranda em Redes Sociais.

Daniel Sanes é jornalista com experiência em produção e edição.

Paula Chidiac é jornalista e cursa MBA em BI, Marketing Digital e Estratégia Data Driven.

Nicoli Silveira é estudante de Jornalismo na UniRitter.

Ana Carolina Stobbe estuda Jornalismo na PUCRS e faz licenciatura em História na UFRGS.

Otávio Rosso é estudante de Jornalismo na PUCRS e de Ciências Sociais na UFRGS.